Leia também:
X Luto no cinema: Morre o ator Julian McMahon, aos 56 anos

Hamas dá resposta “positiva” para negociar trégua com Israel

A proposta, intermediada pelos EUA pede 60 dias de trégua

Pleno.News - 04/07/2025 22h03 | atualizado em 08/07/2025 18h17

Combatentes do Hamas Foto: EFE/EPA/HAITHAM IMAD

O grupo terrorista Hamas disse nesta sexta-feira (4) que deu uma resposta “positiva” aos mediadores sobre a última proposta de cessar-fogo na Faixa de Gaza e está pronto para negociar “imediatamente” a implementação da trégua, de acordo com um comunicado.

– O Hamas concluiu suas consultas internas e com as facções e forças palestinas a respeito da última proposta dos mediadores para interromper a agressão contra nosso povo em Gaza. O movimento apresentou uma resposta positiva aos mediadores e está totalmente preparado para iniciar imediatamente uma rodada de negociações sobre o mecanismo para a implementação dessa estrutura – relatou o grupo, sem entrar em detalhes.

De acordo com o portal de notícias israelense Ynet, que cita uma fonte do Hamas, o grupo solicitou algumas pequenas alterações no texto da proposta, incluindo a eliminação do mecanismo de distribuição de ajuda humanitária administrado pela Fundação Humanitária para Gaza (GHF, na sigla em inglês) e o retorno da ONU para que se encarregue da entrega dos suprimentos.

Já na manhã desta sexta, fontes próximas ao grupo disseram à Agência EFE que o Hamas está “satisfeito” com a última proposta de cessar-fogo anunciada na última terça (1º) pelo presidente dos EUA, Donald Trump.

De acordo com as fontes, a proposta “inclui garantias” de que nenhum dos lados voltará a lutar “enquanto as negociações continuarem”, e estas começarão durante uma trégua inicial de 60 dias que terá como objetivo “um cessar-fogo permanente e uma retirada completa e gradual de Gaza”.

Em termos gerais, a proposta inclui uma trégua de 60 dias, na qual o Hamas libertará metade dos reféns israelenses ainda vivos em Gaza, bem como os corpos de cerca de 30 reféns, em troca da libertação de vários prisioneiros palestinos mantidos por Israel.

Trump anunciou na terça que Israel havia aceitado uma proposta de cessar-fogo de 60 dias e expressou esperança de que o Hamas também concordasse com o acordo.

Uma trégua de 60 dias é o princípio básico da proposta apresentada meses atrás pelo enviado do governo dos EUA para o Oriente Médio, Steve Witkoff, que Israel apoiou desde o início, mas o Hamas a rejeitou em ocasiões anteriores porque o plano não prevê uma retirada israelense do território ou o fim de sua ofensiva.

Desde o início da guerra, mais de 57 mil habitantes da Faixa de Gaza foram mortos e mais de 132.000 ficaram feridos pelos ataques israelenses, de acordo com os registros do Ministério da Saúde do governo do Hamas no enclave.

*EFE

Leia também1 Luto no cinema: Morre o ator Julian McMahon, aos 56 anos
2 OAB-MG suspende André Janones pela quarta vez
3 Moraes deixa Roberto Jefferson trocar de tornozeleira eletrônica
4 Um dia após ida a terreiro, Janja e ministra visitam igreja
5 Lula diz que Magda parece frágil e bobinha, mas "tem veneno"

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.