Leia também:
X Por segurança, Turquia cancela Réveillon na capital

Guerra na Síria: Bebê perde olho e gera campanha pela paz

Internautas publicaram imagem escondendo o olho esquerdo junto da hashtag #SolidarityWithKarim

Gabriela Doria - 20/12/2017 16h41 | atualizado em 16/03/2018 12h24

A devastadora guerra civil na Síria continua chocando o mundo tamanha violência. Desta vez, um bebê de apenas 2 meses se tornou símbolo de uma campanha mundial de solidariedade. No final de outubro, Karim perdeu o olho esquerdo durante um bombardeio realizado pelo regime do presidente Bashar al-Assad, em Guta Oriental, último reduto rebelde na Síria. Ele também perdeu a mãe neste mesmo ataque.

Karim se tornou símbolo de campanha mundial de solidariedade Foto: EFE/Mohammed Badra

A foto do bebê sem o olho e com graves ferimentos no crânio desencadeou uma campanha mundial, criada por fotógrafos freelancers que trabalham na zona de guerra. Com a hashtag #SolidarityWithKarim (Solidariedade com Karim), anônimos e até diplomatas e ministros publicaram fotos tampando o olho esquerdo e denunciando a situação calamitosa a população síria enfrenta.

Segundo o fotógrafo Amer Almohibany, um dos promotores da campanha, a imagem de Karim machucado o chocou mesmo antes do clique.

– Tinha visitado a criança e sua imagem me marcou antes mesmo de tirar a foto – explicou Amer, de 28 anos. – O objetivo da campanha é fazer com que a voz dessa criança, que perdeu um olho e sua mãe, alcance o mundo – declarou para a agência AFP.

O embaixador do Reino Unido na ONU, Matthew Rycroft, também publicou imagem tampando o olho.

– Alertamos sobre a inação que faz com que mais e mais pessoas morram, mais escolas sejam bombardeadas, mais crianças sejam feridas – escreveu Matthew Rycroft, embaixador do Reino Unido na ONU.

A guerra civil na Síria perdura há quase sete anos. Rebeldes tentam tirar do poder o presidente Bashar al-Assad, que está no cargo há 17 anos. Segundo o Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH), ligado à ONU, o número de mortos já pode ter chegado a 500 mil pessoas.

Leia também1 Famílias brasileiras recebem refugiados na noite de Natal
2 Homem quer construir cidade para cristãos, em Israel
3 Jerusalém: árabes protestam contra decisão dos EUA

Siga-nos nas nossas redes!
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.