Leia também:
X Bolsonaro vai a cerimônia em homenagem ao Dia do Exército

Greta ataca Bolsonaro: ‘Fracassou na hora de assumir responsabilidade’

Ativista se pronunciou durante evento da OMS

Pleno.News - 19/04/2021 16h25 | atualizado em 19/04/2021 17h06

Greta Thunberg Foto: EFE/EPA/JUSTIN LANE

Nesta segunda-feira (19), a ativista ambiental Greta Thunberg pediu solidariedade internacional na distribuição de vacinas. Ela também criticou duramente a gestão do presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, durante a pandemia de Covid-19.

Na opinião de Greta, Bolsonaro “fracassou na hora de assumir a responsabilidade de proteger condições de vida presentes e futuras para a humanidade”.

A declaração foi dada após a ativista sueca ser questionada sobre a postura de Bolsonaro no combate à crise climática e à pandemia, em entrevista coletiva da Organização Mundial da Saúde (OMS).

No evento, a OMS anunciou que Greta doou 100 mil euros ao consórcio Covax, que tem como objetivo financiar a compra de vacinas e sua distribuição entre os países de renda média e baixa e que não têm capacidade econômica para competir com os ricos ao negociar com as farmacêuticas no mercado internacional.

Greta Thunberg, que reside em Estocolmo, disse que muitas pessoas ficarão frustradas se os governos compartilharem as vacinas, mas ressaltou que as vulneráveis precisam ser priorizadas.

– Claro que quero voltar a ter uma vida normal, e todo mundo que eu conheço quer o mesmo, mas precisamos agir com solidariedade. A única decisão moral e correta que se pode tomar é priorizar os mais vulneráveis, sem importar onde vivem – expressou.

Perguntada se apoiaria uma manifestação de jovens que se negam a tomar a vacina para que as doses sejam enviadas a países pobres, Greta comentou que a distribuição injusta das vacinas “não é uma questão de indivíduos, mas um problema que deve ser resolvido pelos governos e pelas farmacêuticas”.

– Se começarmos a pedir aos jovens para que não se vacinem, isso transmitirá uma mensagem equivocada. Certamente, todos que receberem a oferta da vacina deverão aceitá-la – acrescentou.

*Com informações da Agência EFE

Leia também1 Estátua de Greta Thunberg revolta alunos no Reino Unido
2 Programa de combate à fome vence Greta e leva Nobel da Paz
3 DiCaprio critica Bolsonaro e leva resposta de Mourão
4 Visando o Brasil, Soros doa R$ 5 milhões a governo do PCdoB
5 Saiba quem é Naomi Seibt, jovem com ideias 'Anti-Greta'

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.