Leia também:
X Papa diz que governo argentino já quis “cortar sua cabeça”

Governo Lula culpa Israel por ataques palestinos

Em 36 horas, mais de 800 foguetes foram lançados contra Israel pela Jihad Islâmica

Pleno.News - 11/05/2023 16h28 | atualizado em 11/05/2023 16h41

Ataque aéreo israelense no norte da Faixa de Gaza Foto: EFE/EPA/MOHAMMED SABER

Uma nota divulgada pelo Ministério das Relações Exteriores, nesta terça-feira (9), culpa Israel pelos bombardeios na Faixa de Gaza. As Forças de Defesa de Israel (IDF- sigla em inglês) têm contra-atacado a Jihad Islâmica Palestina que nos últimos dias disparou centenas de foguetes contra seu país.

– O governo brasileiro tomou conhecimento, com consternação, do bombardeio realizado na madrugada de hoje pela Força Aérea de Israel a áreas residenciais na Faixa de Gaza, no Estado da Palestina, provocando a morte de ao menos 13 cidadãos palestinos, incluindo dez civis, dentre os quais crianças. O governo brasileiro expressa condolências aos familiares das vítimas e manifesta sua solidariedade ao povo e ao governo do Estado da Palestina – diz a nota.

Mais de 100 foguetes foram lançados entre os dias 2 e 3 de maio; no dia 10 deste mesmo mês, os ataques se intensificaram e o grupo terrorista passou a atacar não apenas a região israelense próxima a Gaza, como também na capital Tel Aviv e outras regiões, como Gush Dan.

As IDF mataram o comandante da Jihad Islâmica, Ali Ghali, nesta quinta-feira (10), juntamente com o vice, Ahmed Abu Daka. De acordo com relatos da mídia palestina, pelo menos três comandantes seniores do grupo terrorista foram mortos nesta onda de ataques direcionados.

O site The Jerusalém Post diz que, mais de 800 foguetes foram lançados contra Israel em apenas 36 horas. Um prédio de apartamentos em Rehovot foi atingido deixando um morto e cinco feridos.

O primeiro-ministro Benjamin Netanyahu e o ministro da Defesa, Yoav Gallant, planejaram realizar uma avaliação da situação após este ataque.

O Egito tem tentado negociar o cessar-fogo, ainda sem sucesso, na esperança de que o grupo terrorista desista de lançar novos foguetes contra Israel, acabando também com os contra-ataques das IDF.

COMO TUDO COMEÇOU
A Jihad Islâmica iniciou os ataques contra Israel após a morte de um de seus principais líderes que estava preso. O homem morreu em consequência de uma greve de fome.

Leia também1 Tragédia: Morre bebê de grávida que faleceu após cair de leito
2 Fernando Haddad pede ajuda aos EUA para socorrer Argentina
3 Quase metade dos brasileiros não tem confiança no parceiro
4 Fonte diz que família de Jamie Foxx está esperando o pior
5 Governo vai taxar empresas de apostas esportivas em 16%

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.