Leia também:
X Astronauta dos EUA voltará à Terra a bordo de nave russa

China confirma controle sobre educação de crianças, diz grupo

Ideia é "criar bons cidadãos por meio da educação patriótica", segundo medida expedida junto a lei que proíbe cultos pela Internet

Pleno.News - 17/03/2022 16h39 | atualizado em 17/03/2022 17h22

Alunos da área rural serão obrigados a aprender o Mandarim, seguindo padrões do Partido Comunista Foto: Portas Abertas

Segundo informações da missão Portas Abertas, o governo chinês confirmou seu controle sobre a educação de crianças em escolas. Uma nota emitida pelo grupo missionário aponta que a ideia da China é, por meio do Partido Comunista, criar bons cidadãos por meio da educação patriótica, conforme detalha uma medida expedida junto a lei que proíbe cultos pela internet.

As novas regras estabelecem como a linha de comando nas escolas primárias e secundárias deve ir direto para os escalões mais altos do Partido Comunista da China por meio de “células do partido” que serão estabelecidas em cada escola.

– Embora o “parecer sobre o Estabelecimento do Sistema de Responsabilidade Principal para a Liderança das Organizações Partidárias nas Escolas Primárias e Secundárias” seja um “ensaio” de acordo com o governo, ele deve ser implementado com efeito imediato – informar a organização Portas Abertas.

Os administradores das escolas se reportarão diretamente ao Partido Comunista da China sob novas regras publicadas pelo governo.

As chamadas células são responsáveis pela supervisão das escolas, incluindo a definição de direção e contratação de professores e diretores. Eles fazem isso aderindo à orientação do pensamento do presidente do país, Xi Jinping, a respeito do socialismo com características chinesas, bem como implementando o programa do Partido Comunista.

– Isso realmente se encaixa em um padrão de longa data de educação “patriótica”, ou “doutrinação”, que estamos vendo – disse um analista de perseguição da Portas Abertas.

Os estudantes na China não vão à escola para se prepararem para carreiras futuras, mas para serem educados “para o Partido e para o país”, conforme rege o documento. A regra deve ser colocada em prática imediatamente.

Outro exemplo de como o governo da China visa “modelar cidadãos desde a pré-escola” é o plano “As crianças falam em uníssono” que foi introduzido em julho do ano passado. O plano visa tornar o ensino de chinês mandarim obrigatório nas pré-escolas, particularmente nas áreas étnicas e rurais onde as línguas minoritárias são faladas. Nessas áreas, assim como em todo o país, a prática do cristianismo é desestimulada e existem fortes sanções ao cidadão que se declara cristão publicamente.

– A forma contundente e determinada, demonstrada pelo governo chinês em desmantelar os direitos das minorias, indica que a China não quer nada menos do que mudar a forma institucional de um estado de muitas nacionalidades para uma nação que consiste essencialmente em um povo – apontou o grupo religioso.

Em 1º de março, foi instituída uma lei que proíbe os cultos e reuniões religiosas online. Também não é permitido o compartilhamento de dados religiosos por redes sociais ou outra forma de comunicação.

A China ocupa o 17º lugar na Lista Mundial da Perseguição 2022, que classifica os 50 países onde é mais difícil viver como cristão. Embora estivesse na mesma posição no ranking do ano passado, “houve uma deterioração ainda maior na liberdade dos cristãos devido à ênfase cada vez mais forte do Estado na ideologia comunista”, segundo disseram os pesquisadores.

Leia também1 Médica chinesa que denunciou criação da Covid aceita a Jesus
2 Nova lei na China torna cultos e reuniões de igrejas online ilegais
3 Papa cita Caim em oração sobre conflito entre Rússia e Ucrânia
4 Pastores criticam filme que tem 'piada' sobre pedofilia
5 Em missa, padre critica Doria e diz que Lula comprou o STF

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.