George Santos sobre a Câmara: “Que esse lugar vá para o inferno”
Deputado teve mandato cassado pela Casa Legislativa dos Estados Unidos
Thamirys Andrade - 01/12/2023 16h51 | atualizado em 01/12/2023 18h15

Após ter seu mandato cassado por violações de ética, o ex-deputado George Santos desejou que a Câmara dos Deputados dos Estados Unidos “vá para o inferno”. Filho de imigrantes brasileiros, ele chegou ao Parlamento no ano de 2022 e se tornou o sexto deputado a ser expulso da Casa Legislativa em toda a história do país.
A declaração polêmica ocorreu quando jornalistas o questionaram se ele pretendia visitar o plenário no futuro como ex-parlamentar. Sem pestanejar, ele respondeu:
– Por que eu iria querer ficar aqui? Que esse lugar vá para o inferno!
Na sessão que decidiu pela cassação do político nesta sexta-feira (1°), 311 deputados votaram a favor de expulsá-lo, 20 a mais do que o mínimo necessário, enquanto 114 deliberaram de forma contrária. A votação foi feita com base em um relatório que apontou supostas irregularidades e crimes financeiros nos quais Santos estaria envolvido.
Entre as condutas imputadas ao ex-parlamentar estiveram a utilização de dinheiro de doações para realização de cirurgias com técnicas de botox e como usuário do site Onlyfans, fraude com cartões de crédito e roubo de identidade. Ele também foi acusado de receber seguro-desemprego ao qual não tinha direito durante a pandemia do coronavírus, antes de sua eleição.
O ex-deputado, por sua vez, nega as acusações que são imputadas a ele e afirma ser vítima de perseguição política.
Leia também1 Congresso dos Estados Unidos cassa mandato de George Santos
2 Corte de Haia proíbe Maduro de invadir território da Guiana
3 Irã abandona COP28 por presença de representantes de Israel
4 Risco de invasão à Guiana: Brasil reforça fronteiras com Venezuela
5 Milei confirma ex-rival Bullrich no Ministério da Segurança