Leia também:
X Twitter Files: FBI agiu contra reportagem sobre filho de Biden

Gasoduto na Rússia, que leva gás à Europa, explode e deixa mortos

Pelos menos três funcionários de importante gasoduto morreram

Pleno.News - 20/12/2022 17h19 | atualizado em 20/12/2022 17h30

Explosão de gasoduto na Rússia Foto: Reprodução/Vídeo IstoÉ

Uma explosão em uma seção de um duto no oeste da Rússia que leva gás natural à Europa deixou três mortos, nesta terça-feira (20), mas não afetou os embarques para exportação, afirmaram autoridades. As autoridades regionais informaram que três funcionários morreram durante trabalhos de reparação em uma seção do duto de Urengoy-Pomary-Uzhhorod, na região da Chuváchia.

Além dos três trabalhadores mortos, outro ficou ferido com a explosão. O gasoduto parte de um campo de gás na Sibéria, cruza a Ucrânia e segue até a Europa, em uma das principais rotas para as exportações de gás russo para os países da União Europeia.

O governador da província da Chuváchia, Oleg Nikolayev, disse que não está claro quanto tempo levará para reparar a seção afetada pela explosão, mas que o gasoduto “garante o bombeamento de gás para os países europeus”.

Já o braço regional da gigante russa Gazprom afirmou que os volumes de gás transportados não foram afetados, já que o embarque continuou por ramais paralelos.

Os serviços de emergência russos conseguiram apagar o incêndio, comunicou o Comitê Estadual de Emergência da República de Chuvashia.

– Foi estabelecido que a explosão ocorreu durante os alertas planejados em uma seção do gasoduto subterrâneo Urengoy–Pomary–Uzhhorod com um diâmetro de 1.420 mm – afirmou a entidade em comunicado.

Esse gasoduto cruza a fronteira ucraniana na estação de Sudzha, na região russa de Kursk, e é atualmente a única rota para o fornecimento de gás russo à Europa via Ucrânia.

Após a explosão, os preços do gás na Europa subiram para valores próximos dos US$ 1,2 mil por mil metros cúbicos, segundo a bolsa ICE de Londres.

*Com EFE e AE

Leia também1 Lula relata ter conversado com Vladimir Putin por telefone
2 Twitter Files: FBI agiu contra reportagem sobre filho de Biden
3 Federação afirma que racismo contra jogadores terá resposta
4 Anitta é duramente criticada após performance no exterior
5 TVs já comemoram aumento de arrecadação no governo Lula

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.