Leia também:
X Etiópia acusa chefe da OMS de apoiar rebeldes no norte do país

Furacão Iota se dissipa em El Salvador, deixando 38 mortos

Ciclone chegou à América Central na segunda-feira com ventos de 250 km/h

Thamirys Andrade - 19/11/2020 13h39 | atualizado em 19/11/2020 13h41

Furacão Iota devasta Honduras
Iota devastou cidades pouco depois da passagem do ciclone Eta Foto: Reprodução | EFE

Após tocar o solo da Nicarágua na segunda-feira (16), o furacão Iota finalmente se dissipa em El Salvador. A passagem do tornado deixou 38 mortos, cidades inundadas, desabamentos e danos nas estradas da América Central, que há duas semanas também foi devastada pelo ciclone Eta.

– Saindo do Eta para o Iota. O que o Eta deixou de pé, esse furacão veio e acabou de destruir – externou com pesar o secretário político do governo do Caribe Norte da Nicarágua, Yamil Zapata.

Ao todo, foram 18 mortes na Nicarágua, 14 em Honduras, duas no arquipélago colombiano de San Andrés e Providência, duas na ilha Santa Catalina, uma no Panamá e uma em El Salvador. Áreas de alto risco precisaram ser evacuadas, fazendo com que 880 pessoas fossem transferidas para abrigos em El Salvador.

O furacão Iota chegou ao território central americano com categoria 5, o mais alto na escala de Saffir-Simpson. Ele apresentava chuvas intensas e ventos de até 250 km/h. Na terça, o ciclone perdeu força e foi rebaixado a tempestade tropical, com ventos de 120 km/h.

O Iota é o 13º tornado da atual temporada, chegando no mesmo mês do Eta, que deixou mais de 200 mortos e desaparecidos e afetou 2,5 milhões de pessoas.

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.