Leia também:
X Casa Branca divulga imagens de Trump e comitiva brasileira

Furacão Dorian pode atingir mais estados além da Flórida

Fenômeno mudou de direção neste sábado

Ana Luiza Menezes - 31/08/2019 15h52 | atualizado em 31/08/2019 15h58

Furacão Dorian pode atingir mais estados além da Flórida Foto: NASA / HANDOUT

O furacão Dorian, de categoria 4 na escala Saffir-Simpson, mudou de direção neste sábado (31) e agora ameaça toda a costa sudeste dos Estados Unidos, em especial os estados da Geórgia, da Carolina do Sul e da Carolina do Norte, poupando a Flórida de sofrer as consequências do impacto direto do fenômeno.

O Dorian ganhou força ao passar pelas águas quentes do Oceano Atlântico enquanto se aproxima das Bahamas. Nas 12 últimas horas os ventos máximos sustentados trazidos por ele chegaram a 240 quilômetros por hora, segundo o último boletim divulgado pelo Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos (NHC).

A expectativa é que o sistema atinja as Bahamas no domingo, passando pelo litoral da Flórida entre a noite de segunda-feira e a madrugada da terça-feira. Como o furacão avança lentamente por uma região de aguas quentes, a previsão é que a baixa velocidade aumente seus efeitos devastadores.

– Se espera um período prolongado de ressaca ciclônica potencialmente mortal e ventos devastadores em partes do noroeste das Bahamas, situado a 90km do litoral da Flórida – afirmou o boletim do NHC.

O Órgão indicou ainda que as ondas no arquipélago podem chegar a 5 metros.

Após passar pelas Bahamas, o NHC projeta que o Dorian mudará de direção e seguirá rumo a norte antes de tocar terra na Flórida. Apenas o litoral do estado seria atingido pelo furacão que, já debilitado, avançaria sobre os estados da Geórgia, da Carolina do Sul e da Carolina do Norte.

Apesar de poupar o interior da Flórida com a mudança de direção, o Dorian ainda passará por uma área importante do estado, onde vivem milhões de pessoas. Ainda estão no caminho do furacão a cidade de Orlando, considerada como a capital mundial dos parques temáticos, e o clube particular que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, tem em Palm Beach.

No Twitter, Trump disse que o furacão é “extremamente perigoso” e pediu que os moradores da região sigam atentamente as instruções dadas pelas autoridades locais e estaduais. O presidente também alertou que o impacto do Dorian deve ser muito mais forte do que o inicialmente previsto na Carolina do Sul, na Carolina do Norte e na Geórgia.

– Por favor, preparem-se e mantenham-se a salvo – escreveu o presidente americano.

O governo federal já concentra boa parte dos esforços nos quatro estados. Na Flórida, várias ordens de evacuação foram emitidas pelas autoridades locais. O governador do estado, Ron DeSantis, pediu que a população mantenha o nível de alerta apesar das previsões sobre a possível mudança de direção do furacão.

– Um pequeno movimento para oeste (no caminho do Dorian) e, de repente, estaremos em um cenário bastante diferente. Precisamos estar preparados – disse o governador.

O NHC prevê que o olho do furacão deve permanecer em alto-mar, mas ainda assim provocar “danos significativos” na Flórida. Para os litorais da Geórgia e da Carolina do Sul, o órgão afirma que a mudança de direção aumenta o risco de ocorrência de fortes ventos e tempestades que podem colocar a população em perigo.

*Com informações da Agência EFE

Leia também1 Casa Branca divulga imagens de Trump e comitiva brasileira
2 Furacão Dorian segue para Flórida na categoria 4
3 Eduardo diz que Trump apoia sua indicação à embaixada

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.