Funeral da rainha Elizabeth II custou quase R$ 1 bilhão

Chefe do Tesouro disse que prioridade era garantir "o nível certo de dignidade" e "segurança"

Pleno.News
Caixão de Elizabeth II chegando ao Castelo de Windsor Foto: EFE/EPA/OLIVIER HOSLET

O funeral de Estado da rainha Elizabeth II em 2022, assim como eventos relacionados, custou aos cofres britânicos 162 milhões de libras (cerca de R$ 999 milhões), segundo informou, nesta quinta-feira (18), o Departamento do Tesouro britânico.

Elizabeth II morreu em 8 de setembro de 2022 no Castelo escocês de Balmoral, dois dias depois de receber a então nova primeira-ministra, Liz Truss, e o funeral foi realizado em 19 de setembro na Abadia de Westminster, em Londres.

Leia também

O funeral, que contou com a presença de chefes de governo e de Estado de vários países, ocorreu após dez dias de luto nacional.

Durante esse período, milhares de pessoas visitaram a capela funerária de Elizabeth II no Westminster Hall, a parte mais antiga do Parlamento do Reino Unido.

O chefe do Tesouro, John Glen, disse que a prioridade do governo na época era garantir que o evento “corresse sem problemas” e com “o nível certo de dignidade, garantindo a segurança do público o tempo todo”.

Elizabeth II assumiu o trono em 6 de fevereiro de 1952, com a morte de seu pai, o rei George VI. Após a morte da rainha, seu filho mais velho assumiu o trono como Charles III.

A coroação do rei aconteceu no último dia 6 na Abadia de Westminster, o mesmo templo anglicano onde Elizabeth II foi coroada em junho de 1953.

*EFE

Mais Lidas