Leia também:
X Alerta: Rússia prepara ataque em usina nuclear, diz Ucrânia

Funcionário na Índia drena reservatório para achar celular

Oficial do governo indiano foi suspenso após a repercussão do caso

Paulo Moura - 27/05/2023 16h08 | atualizado em 29/05/2023 12h27

Funcionário foi suspenso após drenar água de reservatório Foto: Reprodução/YouTube Times Of India

Um funcionário do governo no estado de Chhattisgarh, no leste da Índia, foi suspenso, nesta sexta-feira (27), depois de drenar a água de um reservatório para recuperar seu celular perdido. Rajesh Vishwas estava de férias perto da represa e tentou tirar uma selfie, quando seu telefone caiu no reservatório de três metros de profundidade, segundo o jornal The Indian Express.

O telefone, um Samsung S23 ultra no valor de 95 mil rupias (cerca de R$ 5.746), havia sido comprado há dois meses pelo inspetor de alimentos, que trabalha na cidade de Pakhanjur, no distrito de Kanker. Inicialmente, alguns moradores locais mergulharam em busca do telefone. Sem resultado, os ajudantes sugeriram que Vishwas drenasse alguns metros de água para facilitar a procura.

– Liguei para o oficial subdivisional do Departamento de Recursos Hídricos, que deu permissão oral para a drenagem, já que era apenas alguns metros de água. Na noite de terça-feira (23), aluguei uma bomba a diesel por 7.500 rupias e drenei cerca de um metro de água do reservatório em um período de dois dias – relatou um funcionário.

Os esforços foram em vão, visto que o telefone foi encontrado, mas não funcionava mais. Sem o aparelho, Vishwas ainda foi suspenso do trabalho. Após a notícia ganhar repercussão, ele foi temporariamente afastado de seu cargo por ter “aproveitado mal sua posição”.

Ao The Indian Express, Priyanka Shukla, autoridade distrital de Kanker, disse que o oficial não tinha autoridade para drenar a água.

Segundo a mídia local, a ordem de suspensão declarava que Vishwas “abusou de sua posição para procurar seu telefone celular” e, sem pedir permissão ao oficial competente, “evacuou milhares de litros de água neste verão escaldante”, o que “é inaceitável”.

O caso ganhou uma repercussão negativa especialmente pelo fato de que a Índia é um país propenso à seca e é conhecido por temperaturas ardentes no verão. O acusado, porém, disse que a mídia “exagerou”. No entanto, autoridades de Kanker rebateram afirmando que a água poderia ter sido usada por aldeões e animais durante o calor extremo.

*AE

Leia também1 Impactante! Mais de 1.200 pessoas são batizadas na praia
2 Na história, Senado só "barrou" cinco indicados ao STF; veja
3 Adolescente que violou túmulo de Lázaro sonhava com ele
4 Sidney Magal é transferido para hospital na capital paulista
5 Alerta: Rússia prepara ataque em usina nuclear, diz Ucrânia

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.