Leia também:
X Homem é preso após matar vizinhos incendiando prédio

Franceses realizam vigília em frente à Notre-Dame

Centenas de moradores e turistas oraram e deixaram flores em frente à catedral

Camille Dornelles - 17/04/2019 10h17 | atualizado em 17/04/2019 16h18

Incêndio tomou Catedral de Notre-Dame, em Paris Foto: EFE/Ian Langsdon

Centenas de franceses e turistas se reuniram nesta terça-feira (16) para uma vigília em torno da Catedral de Notre-Dame, em Paris, França, devastada pelo incêndio. Eles planejam a continuidade das celebrações da Semana Santa, além de sonharem com uma restauração que torne o templo ainda mais monumental.

Eles deixaram flores no local e oraram pela catedral. Enquanto a vigília ainda ocorria, os presentes souberam que o galo que ficava no alto da flecha gótica – torre que desabou devido ao incêndio – foi encontrado pelos bombeiros em meio aos escombros.

No interior do galo estavam partes das relíquias de São Dionísio e Santa Genoveva, assim como uma parte da coroa de espinhos que os soldados romanos teriam colocado em Jesus antes de crucificá-lo.

DOAÇÕES
A Catedral de Notre-Dame já recebeu mais de 900 milhões de dólares em doações para a reconstrução do espaço. Só a família francesa Pinault doou 100 milhões de euros (cerca de R$ 440 milhões).

O presidente da França, Emmanuel Macron, estimou que seriam necessários 850 milhões para a reforma do que foi danificado no incêndio. Em um pronunciamento nesta terça-feira (16), ele se comprometeu a reconstruir o templo antes dos Jogos Olímpicos de Paris, em 2024.

– Somos um povo de empreendedores. Temos muito que reconstruir. E a reconstruiremos. Mais bela ainda. Quero que (a obra) esteja concluída em cinco anos. Podemos fazer isso. E, para fazê-lo, nos mobilizaremos – declarou.

Além do dinheiro, o espaço precisa de mão-de-obra especializada no estilo gótico e em madeiras raras para a reforma.

Leia também1 8 curiosidades que talvez você não saiba sobre Notre-Dame
2 Coroa de espinhos que seria de Jesus foi salva de incêndio
3 Família doa 100 milhões de euros para Notre-Dame

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Grupo
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.