Leia também:
X Desemprego nos EUA chega a 3,5%, menor taxa em 50 anos

França fecha colégios em duas regiões para evitar contágios

Objetivo é evitar o aumento da propagação de coronavírus

Pleno.News - 06/03/2020 17h43 | atualizado em 06/03/2020 17h48

França fecha colégios e creches em duas regiões para evitar contágios Foto: EFE/EPA/MATTEO CORNER

O governo da França anunciou nesta sexta-feira (6) o fechamento de colégios e creches por 15 dias, nos departamentos de Oise, no Norte de Paris, e Alto Reno, no Leste do país. O objetivo é evitar o aumento da propagação de coronavírus.

O primeiro-ministro francês, Édouard Philippe, declarou que o país permanece no nível de alerta 2 (de um total de 3), mas que uma série de medidas de reforço são necessárias em Oise e Alto Reno, onde foi detectada a maioria dos casos na França.

Até agora, foram confirmados 613 casos positivos, 190 a mais do que na quinta-feira, e nove mortes no país, segundo as autoridades de saúde, que consideram a inevitável a chegada do nível 3, que implicará a declaração oficial da epidemia.

Primeiro-ministro francês, Édouard Philippe Foto: EFE/EPA/CHRISTOPHE PETIT TESSON

Philippe explicou que as escolas serão fechadas porque as crianças – as menos suscetíveis a desenvolver uma forma grave da doença – podem transmitir Covid-19 e têm mais dificuldade em respeitar as regras para impedir a propagação do contágio.

O governo também decretou que “todas as reuniões, exceto aquelas essenciais à vida social e democrática” serão limitadas, antes das próximas eleições municipais, marcadas para os dias 15 e 22 de março.

O chefe do governo francês pediu a todas as pessoas residentes nestes departamentos que se encontram em estado de saúde delicado ou que sofrem de doenças crónicas para que permaneçam, o maior tempo possível, em casa.

Philippe solicitou uma “desdramatização” da possível passagem para o nível 3, que é equivalente à circulação ativa do coronavírus em todo o território nacional, e garantiu que as medidas correspondentes serão implementadas no momento apropriado.

*Com informações da Agência EFE

Leia também1 Brasil confirma 13 casos de coronavírus; São Paulo tem 10
2 África do Sul tem 1º caso confirmado de coronavírus
3 China pode testar vacinas contra o coronavírus em abril
4 Coronavírus pode paralisar produção de carros no Brasil
5 Peru confirma primeiro caso de coronavírus

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Grupo
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.