Leia também:
X Vereador do PSOL homenageia ditador da Coreia do Norte

Força Aérea do Chile descarta sobreviventes em acidente

Destroços da aeronave e restos mortais estão sendo encontrados

Gabriela Doria - 12/12/2019 15h51 | atualizado em 12/12/2019 15h55

Destroços da aeronave estão sendo encontrados Foto: EFE/FACh

O comandante-chefe da Força Aérea do Chile (FACh), Arturo Merino, afirmou nesta quinta-feira (12) que está descartada a possibilidade das equipes de busca encontrarem sobreviventes do acidente de um avião da corporação. A aeronave ia rumo à Antártida com 38 pessoas a bordo e estava desaparecida há três dias.

Nesta quarta (11), foram localizados os primeiros destroços da aeronave, e Merino confirmou que também foram encontrados restos mortais. No entanto, ainda é necessário realizar exames para confirmar que se tratam dos ocupantes do Hércules C-130.

Entretanto, as condições em que os corpos foram encontrados no Mar de Drake, entre o Chile e a Antártida, cujas águas são consideradas algumas das mais turbulentas do planeta, levaram as autoridades a concluir que, nas palavras do comandante em chefe, “é praticamente impossível que haja sobreviventes deste acidente aéreo”.

– Junto com as partes do avião que ainda estão sendo encontradas até agora foram encontrados restos mortais, que são muito provavelmente partes de corpos daqueles que viajam no acidente de avião C-130 – acrescentou.

Nesse sentido, ressaltou que se ainda forem encontrados restos mortais ou partes do avião, as buscas serão mantidas, mesmo que o período regulamentado seja de seis dias (hoje, quinta-feira, é o quarto dia).

PRIMEIROS DESTROÇOS
Os primeiros pedaços da aeronave foram encontrados nesta quarta-feira pelo navio Almirante Maximiano, da Marinha do Brasil, que ajuda nas buscas desde o primeiro momento. A partir desse momento, o rastreamento foi concentrado naquela área, onde o restante das evidências do acidente foi encontrado desde então.

A FACh informou que a área onde procuram atualmente tem 4 mil metros de profundidade e que já foram recuperados elementos do avião, como uma roda de trem de pouso, elementos do sistema de combustível e materiais.

– Foram organizados 23 veículos aéreos, incluindo aviões e helicópteros, 14 veículos navais e oito agências internacionais com capacidade de satélite, que finalmente permitiram a localização do avião – declarou o ministro da Defesa, Alberto Espina, que viajou nesta quinta-feira para a cidade sulista de Punta Arenas, cerca de 3 mil quilômetros ao sul de Santiago.

*Com informações da agência EFE

Leia também1 Corpos de vítimas de avião desaparecido são encontrados
2 Navio do Brasil acha destroços compatíveis com avião chileno
3 Avião da Força Aérea do Chile desaparece com 38 pessoas

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.