Leia também:
X Sobrevivente de tragédia da Chape sofre outro acidente grave

Foguetes atingem base no Iraque a 2 dias da chegada do papa

País tenta se organizar para recepção do pontífice católico, em momento conturbado de conflitos

Paulo Moura - 03/03/2021 08h18 | atualizado em 03/03/2021 09h38

Iraquianos tentam organizar visita do papa Francisco, em momento conturbado Foto: EFE/EPA/Ahmed Jalil

Pelo menos 10 foguetes caíram sobre uma base que abriga soldados americanos no Iraque, nesta quarta-feira (3). O momento de tensão no território do país do Oriente Médio acontece justamente a dois dias de uma visita histórica do papa Francisco ao Iraque.

Os foguetes lançados atingiram a base aérea de Ain Al Asad, no deserto de Anbar, e vários deles caíram em uma área em que ficam os soldados da coalização internacional liderada pelos Estados Unidos. Esse é o primeiro ataque contra forças americanas desde que os EUA atingiram alvos da milícia alinhada ao Irã na fronteira entre o Iraque e a Síria, na semana passada.

O ataque à bomba alimenta temores de uma possível repetição de uma série de ataques como os do ano passado, que culminaram no ataque de drones comandado pelos EUA que matou o general iraniano Qassim Soleimani.

A base aérea de Ain Al Asad é a mesma que foi atacada pelo Irã, em retaliação aos EUA, dias após a morte de Soleimani. Dezenas de militares americanos ficaram feridos na época. Um funcionário civil terceirizado morreu de ataque cardíaco após o ataque. O governo não informou se a vítima era iraquiana ou estrangeira.

VISITA DO PAPA NO IRAQUE
O ataque desta quarta integra uma série de outras ofensivas que foram realizadas nas últimas semanas e demonstra a grande dificuldade dos iraquianos de organizar a visita do papa, que começa na sexta-feira (5) e vai até segunda-feira (8). Francisco será o primeiro papa a visitar o Iraque, um país muçulmano de maioria xiita, na história.

Leia também1 Embaixador do Vaticano contrai Covid-19 antes de visita do Papa
2 Síria adverte que bombardeio dos EUA terá "consequências"
3 Biden bombardeia a Síria em pouco mais de 1 mês de governo
4 1 mês de mandato: Joe Biden revogou medidas de Trump
5 Foguetes caem perto da embaixada dos EUA no Iraque

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.