Foguete da SpaceX, de Elon Musk, explode após lançamento
Nave não estava tripulada e fazia parte de um teste
Pleno.News - 20/04/2023 12h01 | atualizado em 20/04/2023 12h35
O foguete Starship, o mais poderoso já construído, explodiu, nesta quinta-feira (20), poucos minutos após decolar na base da companhia SpaceX, do bilionário Elon Musk, em Boca Chica, no estado do Texas, nos Estados Unidos.
Os motivos da explosão durante um voo de teste, antes de atingir a órbita, ainda não foram divulgados, mas os engenheiros da SpaceX consideraram o teste um sucesso.
– Como se o teste de voo não fosse suficientemente empolgante, a Starship experimentou uma rápida desmontagem não programada antes da separação do estágio – disse a empresa no Twitter, rede social que também pertence a Musk.
O megafoguete projetado para transportar pessoas para a órbita terrestre, a Lua e Marte tem base na Starbase, na costa do Texas, e consiste em uma nave espacial (Starship) e um propulsor (Super Heavy Rocket) totalmente integrados.
Statship é um sistema de transporte totalmente reutilizável, desenvolvido para transportar tanto a tripulação como carga para a órbita da Terra, ajudar a humanidade a retornar à Lua e a viajar para Marte e além, informa o site da SpaceX.
A altura do enorme foguete e da nave espacial era de 120 metros, o diâmetro era de 9 metros e poderia transportar 100 a 150 toneladas de carga, capacidade que pode ser expandida até 250 toneladas.
💥 🚀 O poderoso foguete de Elon Musk explodiu no ar minutos após o lançamento.
A super nave da Space X que é maior que o Cristo Redentor seria o modelo escolhido para levar tripulantes a Lua e Marte.Hoje, não haviam tripulantes, o lançamento fazia parte de um teste. pic.twitter.com/qaVbR4RDBs
— Mateus Nogueira (@mateusn_br) April 20, 2023
*EFE
Leia também1 Morgan Freeman se manifesta contra termo "afro-americano"
2 Lula e Joe Biden terão reunião em fórum virtual sobre clima
3 "Enfermeira" de Hugo Chávez e marido são condenados nos EUA
4 Kim Jong-un: Coreia do Norte vai lançar satélite espião no espaço
5 Presidente de Portugal volta a vetar a eutanásia no país