Leia também:
X EUA: Autora do ataque em escola cristã era uma pessoa trans

Fogo em centro de migrantes entre o México e os EUA mata 39

Centro atingido fica em Ciudad Juarez, no norte do México, município que faz fronteira com El Paso, nos Estados Unidos

Pleno.News - 28/03/2023 08h51 | atualizado em 28/03/2023 10h23

Incêndio em centro de migrantes matou quase 40 pessoas Foto: EFE/Luis Torres

Ao menos 39 pessoas morreram após um incêndio em um centro de migração em Ciudad Juarez, no norte do México, município que faz fronteira com El Paso, no Texas, Estados Unidos. A informação foi divulgada pelas autoridades do estado mexicano de Chihuahua nesta terça-feira (28).

O incêndio ocorreu no Instituto Nacional de Migração (INM) nesta terça depois que cerca de 71 migrantes foram recolhidos nas ruas da cidade. A causa, porém, é desconhecida. Também ainda não foram divulgadas as nacionalidades das vítimas.

Vinagly, uma venezuelana, gritou desesperadamente do lado de fora do centro de migração, para onde seu marido de 27 anos havia sido levado após ser detido em uma batida policial. Ele foi atingido pelo incêndio, mas a esposa desconhece seu estado de saúde.

– Eles [funcionários da imigração] levaram-no numa ambulância. Não dizem nada. Um parente pode morrer e eles não dizem “ele está morto” – afirmou a mulher, com a voz embargada.

Um socorrista que pediu para não ser identificado por não estar autorizado a falar explicou que havia cerca de 70 migrantes, a maioria venezuelanos, no local. Ciudad Juárez, vizinha de El Paso, Texas, é uma das cidades fronteiriças onde permanecem retidos numerosos estrangeiros que tentam entrar nos Estados Unidos.

Um relatório recente da Organização Internacional para as Migrações (OIM) indica que, desde 2014, cerca de 7.661 migrantes morreram ou desapareceram a caminho dos Estados Unidos desde 2014 e 988 morreram em acidentes ou por viajar em condições subumanas.

O presidente dos EUA, Joe Biden, propôs em fevereiro novas restrições ao asilo para migrantes que chegam pela fronteira com o México, e que os obrigaria a solicitá-lo nos países por onde transitam ou por meio de consultas online.

Essas medidas são anunciadas em meio a acusações de que o presidente democrata teria perdido o controle da fronteira, com mais de 4,5 milhões de pessoas interceptadas sem documentos naquela região desde que tomou posse.

*AE

Leia também1 Aluno que matou professora foi "frio" ao ser ouvido, diz delegado
2 Nikolas sai em defesa de Lira na Câmara e alfineta Pacheco e STF
3 EUA: Autora do ataque em escola cristã era uma pessoa trans
4 Deputados cobram redução da maioridade penal para 14 anos
5 Cantor de "Joquebede" pede perdão: "Agi por impulso"

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.