Leia também:
X Arqueólogos descobrem ‘maior cidade antiga’ do Egito

Filas por alimentos dificultam combate à pandemia em Cuba

O país voltou a registar diariamente mais de mil mortos por Covid

Pleno.News - 09/04/2021 16h26 | atualizado em 09/04/2021 16h39

Várias pessoas com máscaras caminham por uma rua de Havana
Rua de Havana, Cuba Foto: EFE/Ernesto Mastrascusa

Cuba confirmou, nesta sexta-feira, 1.017 novos casos de coronavírus e voltou a ultrapassar a marca de 1 mil infecções, após dois dias consecutivos de ligeira redução no contágio.

A escassez resultante da crise econômica está forçando as pessoas a saírem às ruas e ficarem em longas filas para comprar alimentos e outros bens básicos, o que dificulta o combate à pandemia no país.

Cuba acumula, desde março do ano passado, 84.532 notificações de infecção e 448 mortes por Covid-19, cinco delas nas últimas 24 horas, segundo o Ministério de Saúde Pública.

Quanto aos novos casos da doença, detectados após o processamento de 21.180 testes, 1.009 são autóctones e oito são estrangeiros. Há 5.112 contágios ativos na ilha, com 32 pessoas em estado crítico e 34 em estado grave, além de 3.483 com suspeita conforme os sintomas, o que os mantêm em observação.

Cuba passa atualmente pela terceira onda de contágio da Covid, atribuída ao efeito da reabertura de aeroportos. A limitação das horas noturnas de transporte público, o fechamento de escolas, bares, restaurantes e praias, a redução dos voos e o isolamento obrigatório nos centros estaduais para contatos positivos, além de outras medidas em vigor, ainda não conseguiram conter a transmissão do SARS-CoV-2.

O governo cubano anunciou há dois dias que em breve entrarão em vigor regras de contenção mais rigorosas, sobretudo em Havana, um território que concentra metade ou mais das novas infecções a cada dia.

A capital diagnosticou hoje 484 novas infecções e uma taxa de transmissão de 347 casos por 100 mil habitantes, a mais alta do país.

Nessa região, que tem 2,2 milhões de pessoas, vigora um toque de recolher noturno, e escolas, restaurantes, bares e praias estão fechados, entre outras medidas restritivas. As aglomerações em filas, porém, impedem o isolamento social.

*EFE

Leia também1 Estudo aponta que 5 variantes da Covid-19 circulam em Cuba
2 Barroso "rebate" Bolsonaro e diz que seguiu a Constituição
3 General Ramos leva tombo em cerimônia da Marinha. Vídeo
4 Governo age para "minimizar" CPI da Covid e ampliar os 'alvos'
5 Diretora do BC: 'Esperamos por reformas, especialmente fiscais'

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.