Leia também:
X Esposa de Chapo assume crimes no tráfico e lavagem de dinheiro

Fernández pede que instituto analise se frase foi racista

Presidente argentino enviou carta à presidente do Inadi

Pierre Borges - 11/06/2021 13h40 | atualizado em 11/06/2021 13h52

Presidente da Argentina, Alberto Fernández Foto: EFE/Juan Mabromata

Na noite desta quinta-feira (10), o presidente da Argentina, Alberto Fernández, pediu por meio de carta que a presidente do Instituto Nacional contra a Discriminação, a Xenofobia e o Racismo (Inadi), Victoria Donda, avalie se a frase em que ele disse que “brasileiros vêm da selva” corresponde a um ato de discriminação.

Fernández iniciou a carta se desculpando, mas afirmou que a interpretação de “alguns” contradiz suas “ações e decisões de governo”. Defendendo-se das acusações, ele argumentou que “a Argentina foi um dos países do mundo que mais recebeu imigrantes europeus entre o final do século 19 e o início do século 20”, o que “cria um vínculo cultural inevitável”.

Após a polêmica, o presidente argentino mudou o tom e disse: “Desde antes da colonização, havia diversos povos indígenas no país. Conhecemos as situações de violência e genocídio que ocorreram ao longo da nossa história”. Fernandez também valorizou a diversidade étnica da população de seu país, afirmando que “pesquisas importantes indicam que cerca da metade da população argentina tem ascendência indígena. “Nós, argentinos, somos o produto dessa história à qual se soma à presença de muitos outros povos, inclusive de migrações de países latino-americanos”.

A frase que gerou polêmica foi: “Os brasileiros vieram da selva; os mexicanos, dos índios; e nós, os argentinos, chegamos nos barcos, e estes barcos vieram da Europa”, dita pelo presidente argentino durante entrevista.

Leia também1 Fernández: Brasileiros saíram da selva; os argentinos, da Europa
2 PMs de ação com morte de Kathlen são afastados das ruas
3 Fernández volta a reivindicar soberania das Ilhas Malvinas
4 Macri se desculpa com Bolsonaro por declaração de Fernández
5 Bolsonaro entra de surpresa em avião e cumprimenta apoiadores

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Grupo
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.