Feminista confessa que mentiu para legalizar aborto no México
Vídeo foi gravado em outubro de 2016 e tem viralizado esta semana nas redes sociais
Leiliane Lopes - 14/09/2022 18h01
A ativista feminista mexicana Marta Lamas, uma das fundadoras do Grupo de Informação em Reprodução Escolhida (GIRE), revelou que ela e suas amigas pró-aborto aumentavam os números sobre a quantidade de mortes de mulheres que faziam abortos clandestinos.
– Naquela época, eu me lembro, nós, mulheres, dizíamos que “100 mil mulheres morrem de abortos clandestinos”. Só que 100 mil pessoas morriam em todo o país, homens e mulheres de todas as doenças. Nós inflávamos os números – declarou ela durante uma conversa sobre feminismo.
Lamas aparece dizendo que por intermédio do GIRE ela queria ter um “pequeno instrumento” para buscar um “objetivo radical” que seria a descriminalização do aborto em seu país.
O vídeo que circula pelas redes sociais foi gravado durante uma palestra com o nome de Conversa sobre o Movimento Feminista que foi organizado pela Universidade Autônoma Metropolitana em 25 de outubro de 2016.
A fala tem repercutido nas redes sociais nesta semana porque a Passos por la Vida compartilhou o vídeo em sua conta no Instagram, mostrando como agem esses movimentos.
Graças a ações como as promovidas pelo GIRE, em 2018, o então chefe de governo do Distrito Federal, Marcelo Ebrard, legalizou a interrupção da gravidez até 12 semanas de gravidez na cidade do México.
Atualmente, oito estados mexicanos aprovaram despenalizações semelhantes às da capital federal.
Ver essa foto no Instagram
Con respecto al video que circula de Marta Lamas y su descaro de aceptar que han mentido con cifras para despenalizar el aborto. Queremos decirles que ese video fue hace más de 5 años y APENAS se esta haciendo viral. Esta es una invitación para estar más presentes y formarnos
— Pasos por la Vida (@pasosxlavida) September 12, 2022
Leia também1 EUA: Clínicas se opõem a esperar 24h antes de realizar aborto
2 Menina de 11 anos engravida pela segunda vez após estupro
3 Vice dos EUA defende aborto em reunião com pastores batistas
4 "Odiei todos os segundos da minha gravidez", revela atriz
5 Professora casa duas meninas durante atividade na escola