Leia também:
X Putin vence eleições pela quinta vez e segue no poder até 2030

Fala de Trump sobre “banho de sangue” é removida de contexto

Ex-presidente se referia à indústria automobilística e à economia no momento da declaração

Pleno.News - 17/03/2024 18h50 | atualizado em 18/03/2024 12h06

Donald Trump durante evento em Ohio Foto: EFE/EPA/MARK LYONS

Repercutiu em meio à imprensa, neste domingo (17), uma declaração em que o ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirma que “será um banho de sangue para o país” caso ele perca as eleições de 2024. A fala contudo, foi retirada de contexto por diversos veículos de mídia, que não mencionaram que o presidenciável estava tratando do tema da indústria automobilística na ocasião.

O episódio ocorreu neste sábado (16) em Ohio, durante um evento em apoio à candidatura de Bernie Moreno ao Senado nas primárias republicanas. Em determinado momento de seu discurso, Trump abordou a imposição de tarifas sobre carros importados e mencionou diretamente o presidente da China, Xi Jinping.

– Se você está ouvindo, presidente Xi, e você e eu somos amigos, mas ele entende a maneira como eu lido. Aquelas grandes fábricas de carros monstruosos que você está construindo no México agora mesmo… você não vai contratar americanos e vai vender os carros para nós, não. Vamos colocar uma tarifa de 100% em cada carro que cruzar a linha, e você não vai poder vender esses carros se eu for eleito. Agora, se eu não for eleito, será um banho de sangue para todos, isso será o mínimo. Será um banho de sangue para o país. Esse será o pelo menos. Mas eles não vão vender esses carros. Eles estão construindo fábricas enormes – assinalou o republicano.

A declaração foi utilizada por seus adversários democratas, como seu concorrente direto, o presidente Joe Biden.

– Ele quer outro 6 de janeiro, mas o povo americano vai lhe dar outra derrota eleitoral neste novembro, porque continua rejeitando seu extremismo, seu gosto pela violência e a sua sede de vingança – disse James Singer, porta-voz da campanha de Biden.

– Temos que vencer esta eleição, porque ele está até prevendo um banho de sangue. O que isso significa? Ele que vai provocar um banho de sangue? Há algo de errado nisso – completou Nancy Pelosi, ex-presidente da Câmara dos Deputados dos EUA, em contato com a CNN.

Leia também1 Juiz adia julgamento de Trump em NY para meados de abril
2 Putin vence eleições pela quinta vez e segue no poder até 2030
3 Reino Unido: Nova definição pode rotular cristãos como extremistas
4 Kamala diz que ninguém deveria ser preso por fumar maconha
5 Sob gestão Milei, Argentina tem 2° mês consecutivo de superávit

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.