Explosão em barragem de usina na Ucrânia inunda cidade
Até o momento, cerca de 900 pessoas foram evacuadas
Pleno.News - 06/06/2023 10h40 | atualizado em 06/06/2023 10h47

As autoridades impostas pela Rússia em Nova Kakhovka declararam estado de emergência nesta terça-feira (6) nesta cidade da Ucrânia após o rompimento da estrutura superior da barragem de sua hidroelétrica e a inundação parcial da área. O nível da água subiu 12 metros em Nova Kakhovka, atingiu centenas de casas e forçou a retirada de cerca de 900 pessoas até o momento.
A medida entrou em vigor às 12h (horário local, 6h de Brasília), de acordo com o prefeito pró-Rússia de Nova Kakhovka, Vladimir Leontiev.
De acordo com os dados mais recentes dos serviços de emergência, o nível da água subiu 12 metros em Nova Kakhovka, 11,2 metros na cidade de Dnipriani e 7,3 metros em Korsunka. Dnipriani e Korsunka – esta última completamente submersa – estão localizadas rio abaixo imediatamente após Nova Kakhovka.
O rompimento da barragem ocorre às vésperas de uma aguardada contraofensiva ucraniana. Segundo a Rússia, o caso ocorreu por um ataque com lançadores múltiplos de mísseis ucranianos Alder. De acordo com Kiev, por outro lado, se deveu a uma explosão causada no interior da usina hidrelétrica.
A tragédia afeta 14 cidades onde vivem 22.000 pessoas, segundo o presidente do governo imposto por Moscou na região de Kherson, Andrei Alekseenko.
O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, atribuiu a tragédia a uma “detonação interna” causada por forças russas.
– Fazemos tudo o que podemos para salvar as pessoas. Todos os serviços, o Exército, o governo, o gabinete do presidente estão envolvidos – destacou Zelensky, que prometeu tomar “uma série de medidas internacionais e de segurança para que a Rússia pague por suas responsabilidades” no que descreveu como um “ataque terrorista”.
Russian terrorists. The destruction of the Kakhovka hydroelectric power plant dam only confirms for the whole world that they must be expelled from every corner of Ukrainian land. Not a single meter should be left to them, because they use every meter for terror. It’s only… pic.twitter.com/ErBog1gRhH
— Володимир Зеленський (@ZelenskyyUa) June 6, 2023
No mês de outubro, Zelensky já havia dito que os russos tinham colocado explosivos na barragem e que seu rompimento seria um desastre semelhante ao uso de “armas de destruição em massa”.
A usina hidrelétrica de Kakhovka, a quinta maior da Ucrânia, tem capacidade de 334,8 megawatts. Seu reservatório, construído na década de 1950, continha 18 milhões de metros cúbicos de água antes da tragédia desta terça.
*Com informações da EFE
Leia também1 Míssil russo mata criança de 2 anos na Ucrânia, diz governo
2 Inundação em mina deixa 12 mortos por asfixia na Venezuela
3 Casa Branca alerta para escalada de tensão com China; entenda
4 "Estratégia que leva ao fracasso", diz jornal uruguaio sobre Lula
5 Ex-vice de Trump disputará com ele candidatura à Presidência