Leia também:
X Prefeito francês propõe trocar feriados religiosos por LGBTs

Explosão em barragem de usina na Ucrânia inunda cidade

Até o momento, cerca de 900 pessoas foram evacuadas

Pleno.News - 06/06/2023 10h40 | atualizado em 06/06/2023 10h47

Explosão de barragem na Ucrânia Foto: Reprodução / Twitter

As autoridades impostas pela Rússia em Nova Kakhovka declararam estado de emergência nesta terça-feira (6) nesta cidade da Ucrânia após o rompimento da estrutura superior da barragem de sua hidroelétrica e a inundação parcial da área. O nível da água subiu 12 metros em Nova Kakhovka, atingiu centenas de casas e forçou a retirada de cerca de 900 pessoas até o momento.

A medida entrou em vigor às 12h (horário local, 6h de Brasília), de acordo com o prefeito pró-Rússia de Nova Kakhovka, Vladimir Leontiev.

De acordo com os dados mais recentes dos serviços de emergência, o nível da água subiu 12 metros em Nova Kakhovka, 11,2 metros na cidade de Dnipriani e 7,3 metros em Korsunka. Dnipriani e Korsunka – esta última completamente submersa – estão localizadas rio abaixo imediatamente após Nova Kakhovka.

O rompimento da barragem ocorre às vésperas de uma aguardada contraofensiva ucraniana. Segundo a Rússia, o caso ocorreu por um ataque com lançadores múltiplos de mísseis ucranianos Alder. De acordo com Kiev, por outro lado, se deveu a uma explosão causada no interior da usina hidrelétrica.

A tragédia afeta 14 cidades onde vivem 22.000 pessoas, segundo o presidente do governo imposto por Moscou na região de Kherson, Andrei Alekseenko.

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, atribuiu a tragédia a uma “detonação interna” causada por forças russas.

– Fazemos tudo o que podemos para salvar as pessoas. Todos os serviços, o Exército, o governo, o gabinete do presidente estão envolvidos – destacou Zelensky, que prometeu tomar “uma série de medidas internacionais e de segurança para que a Rússia pague por suas responsabilidades” no que descreveu como um “ataque terrorista”.

No mês de outubro, Zelensky já havia dito que os russos tinham colocado explosivos na barragem e que seu rompimento seria um desastre semelhante ao uso de “armas de destruição em massa”.

A usina hidrelétrica de Kakhovka, a quinta maior da Ucrânia, tem capacidade de 334,8 megawatts. Seu reservatório, construído na década de 1950, continha 18 milhões de metros cúbicos de água antes da tragédia desta terça.

*Com informações da EFE

Leia também1 Míssil russo mata criança de 2 anos na Ucrânia, diz governo
2 Inundação em mina deixa 12 mortos por asfixia na Venezuela
3 Casa Branca alerta para escalada de tensão com China; entenda
4 "Estratégia que leva ao fracasso", diz jornal uruguaio sobre Lula
5 Ex-vice de Trump disputará com ele candidatura à Presidência

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.