Leia também:
X Trump diz que impeachment só aumenta apoio ao governo

Explosão de mina mata nove adolescentes no Afeganistão

Detonação atingiu veículo que levava jovens para escola

Paulo Moura - 02/11/2019 15h57

Explosão suicida já havia deixado mortos no último domingo Foto: EFE/EPA/Ghulamullah Habibi

Pelo menos nove adolescentes morreram e outro ficou ferido neste sábado (2) devido a explosão de uma mina terrestre, que atingiu um veículo que levava os jovens para a escola, no noroeste do Afeganistão.

De acordo com o porta-voz da polícia da província de Takhar, Khalil Aseer, a detonação aconteceu por volta de 9h na hora local (1h30 de Brasília), em uma região controlada por talibãs no distrito de Darqad.

– Um terrorista talibã colocou uma mina terrestre no distrito de Darqad, que acabou com a vida de nove crianças inocentes, em idade escolar, e feriu outra – lamentou o agente.

De acordo com as informações oficiais, todos os mortos tinham 13 anos e iam para a escola primária do povoado de Tahireeha.

O porta-voz do governador da província, Jawad Hijri, informou à Agência Efe que todas as vítimas eram do sexto masculino e que seis corpos puderam ser identificados apenas.

De acordo com o representante da administração regional, os insurgentes instalaram minas nos últimos dias na localidade para impedir o avanço das forças de segurança afegãs.

O distrito de Darqad, que é considerado um dos mais inseguros da província, foi tomado diversas vezes pelos talibãs, e a última retomada pelos militares aconteceu apenas há dez dias.

A missão da ONU no Afeganistão lançou alerta recente que o número de vítimas entre civis aumentou no país. Entre 1º de julho e 30 de setembro deste ano foram 1.174 mortos e 3.139 feridos, o mais alto registrado em um único semestre desde 2009, quando começou a contabilização.

*Agência EFE

Leia também1 Trump diz que impeachment só aumenta apoio ao governo
2 Trump vai receber "cachorro herói" na Casa Branca
3 EI confirma morte de seu líder e nomeia novo comandante

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.