Leia também:
X Donald Trump ironiza ataques feitos por Michelle Obama

Ex-presidente da Bolívia, Evo Morales é acusado de pedofilia

Suspeita é de que ex-chefe de Estado se relacionava com jovem desde que ela tinha 14 anos

Paulo Moura - 19/08/2020 14h53 | atualizado em 19/08/2020 14h58

Evo Morales, ex-presidente da Bolívia Foto: Divulgação

O Ministério Público da Bolívia investiga uma denúncia contra o ex-presidente do país, Evo Morales, por suspeita de pedofilia. O caso foi levado ao conhecimento do órgão pela vice-presidente do Senado da Bolívia, Carmen Eva González. A Polícia Boliviana analisa fotos íntimas e conversas de caráter sexual entre Evo Morales com a jovem N. M. C., hoje com dezenove anos.

As autoridades do país suspeitam que os dois mantêm um relacionamento íntimo há cinco anos, quando a jovem ainda era uma adolescente de 14 anos. Na época, Evo Morales ainda estava no cargo mais alto da política boliviana. As informações sobre os detalhes da investigação foram divulgadas pelo site espanhol OK Diario.

Em uma das mensagens divulgadas pelo portal na terça-feira (18), a então adolescente confirma que está namorando com Morales quando diz ao ex-presidente que: “O melhor dia da minha vida foi aquele em que você e eu nos tornamos namorados, aquele dia 24 em que jurei ao meu coração e ao seu amor sincero para sempre”. Há ainda outras conversas com conteúdo sexual.

Segundo o jornalista Alejandro Entrambasaguas, que publicou detalhes da investigação, o modus operandi de Evo Morales era nunca responder com outra mensagem de texto para que, se alguém encontrasse as comunicações, não achasse nenhuma mensagem de texto enviada por ele. Porém, segundo o jornalista, o número de vezes em que Morales retorna com ligações para N.M.C teria entregado a relação entre os dois.

Ainda segundo a publicação, há outros detalhes que confirmam o relacionamento amoroso entre ambos. Durante uma viagem para Buenos Aires, há uma mensagem de N.M.C para a irmã, Rosário, em que ela pergunta onde a irmã estava. Rosário então responde com a localização exata da casa de Evo Morales, o que comprovaria que ambas dormiram na casa do ex-chefe de Estado.

Segundo o Código Penal da Bolívia, caso fique comprovado que Evo Morales mantinha uma relação sexual com a adolescente quando ela ainda era um menor, mesmo que fosse totalmente consensual, ficaria consumado o crime de estupro, punível de 3 a 6 anos de prisão. Na Bolívia, as relações sexuais entre duas pessoas não são permitidas até que ambas tenham mais de 18 anos.

Leia também1 “Perdi o chão”, diz avó sobre neta estuprada pelo tio
2 Bia Kicis dá apoio a projeto de castração de estupradores
3 Menina de 10 anos deu à luz no ano passado em Sergipe
4 Menina estuprada pelo tio tem alta do hospital e volta ao ES
5 Quase 90% dos brasileiros se mostram contra o aborto

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.