Ex-ministro coreano é preso por tentativa de impor lei marcial
Informação foi divulgada por agência estatal
Pleno.News - 08/12/2024 10h27 | atualizado em 09/12/2024 12h36
O Ministério Público da Coreia do Sul prendeu neste sábado (7) (domingo (8) no horário local) o ex-ministro da Defesa do país, Ki Yong-Hyun, pelo papel que ele teve na tentativa de imposição de uma lei marcial por parte do presidente Yoon Suk Yeol na última terça-feira (3), segundo a agência estatal de notícias Yonhap.
De acordo com a investigação, Kim teria sido responsável por sugerir ao presidente Yoon a declaração da lei marcial em meio a um impasse político cada vez maior com a Assembleia Nacional, atualmente controlada pela oposição.
O presidente reverteu a ordem seis horas depois, após a Assembleia votar para encerrá-la. Na última quinta-feira (5), o ex-ministro pediu demissão do cargo.
A prisão ocorre horas após a tentativa de um impeachment contra Yoon falhar na Assembleia Nacional coreana diante de um boicote da oposição.
*AE
Leia também1 Ministro da Defesa coreano pede perdão por lei marcial e renuncia
2 População da Coreia do Sul pede renúncia do presidente
3 Presidente da Coreia do Sul se desculpa por lei marcial
4 Impeachment contra presidente da Coreia do Sul fracassa
5 Escândalos da primeira-dama coreana contribuíram para crise