Leia também:
X Europa aprova uso da vacina da Johnson & Johnson contra Covid

Europa estuda ligação entre casos de trombose e vacina

Agência Europeia de Medicamentos avalia dados sobre problemas de coagulação diagnosticados

Pleno.News - 11/03/2021 15h07 | atualizado em 11/03/2021 16h00

Europa estuda ligação entre casos de trombose e uso de vacina da AstraZeneca Foto: Reprodução

Nesta quinta-feira (11), a Agência Europeia de Medicamentos (EMA) confirmou à Agência EFE que está estudando os dados sobre problemas de coagulação diagnosticados em pessoas que receberam a vacina contra o novo coronavírus produzida pela companhia AstraZeneca.

A EMA indicou que “hoje ou amanhã” pode emitir recomendações sobre o uso do agente imunizante na União Europeia (UE), após análise do comitê e segurança das informações disponíveis sobre os casos de trombose relacionados ao produto.

A Dinamarca suspendeu por 14 dias a aplicação da vacina da AstraZeneca, após o registro de “graves casos de trombose”. Em um deles, dez dias após ser vacinada, uma pessoa morreu, embora as autoridades locais admitam que ainda não é possível concluir a ligação direta entre o agente imunizante e o problema de coagulação.

Pouco depois, as autoridades da Holanda divulgaram a detecção de um caso de trombose surgido após a aplicação da vacina da AstraZeneca, que não foi grave e sequer resultou em internação do paciente.

Ontem, a EMA informou que uma análise preliminar indicou que aparentemente não se trata de “um problema específico” com um lote do agente imunizante da companhia.

A agência se referia ao lote ABV5300, retirado de circulação na Áustria, em medida preventiva, após a morte de uma pessoa com trombose múltipla (formação de coágulos sanguíneos) e a detecção do problema em outro vacinado.

Estônia, Letônia, Lituânia e Luxemburgo também suspenderam a imunização com doses desse lote específico, que foi recebido pelos 17 países da União Europeia, de acordo com a EMA.

*Com informações da Agência EFE

Leia também1 Japão: Terremoto que atingiu Fukushima completa 10 anos
2 Deputados do México aprovam a legalização da maconha
3 Dinamarca suspende vacinas da AstraZeneca
4 Número de prisões na fronteira dos EUA disparam em fevereiro
5 'Não somos racistas', diz William sobre falas de Harry e Meghan

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.