Leia também:
X Homem armado é detido no Palácio de Buckingham

EUA: “Vamos ganhar a guerra comercial contra a China”

Secretário de Estado, Mike Pompeo, se pronunciou neste domingo

Ana Luiza Menezes - 23/09/2018 17h54 | atualizado em 23/09/2018 18h22

Mike Pompeo Foto: EFE/ MICHAEL REYNOLDS

Neste domingo (23), o secretário de Estado dos Estados Unidos, Mike Pompeo, afirmou que o governo do presidente Donald Trump não tem intenção de conter as agressividades políticas para a China. Ele disse que seu país vai ganhar a batalha comercial.

– A guerra comercial da China contra os Estados Unidos durou anos. Eis aqui o que é diferente nesta Administração: na medida em que alguém quiser chamar isto de guerra comercial, estamos decididos a vencê-la – declarou Pompeu em entrevista à emissora Fox News.

O secretário de Estado disse que o presidente Trump está disposto a seguir aumentando a pressão sobre a China durante o tempo que for necessário para garantir o resultado desejado.

– Vamos ganhar. Vamos obter um resultado que obrigue a China a se comportar de uma maneira que, se quiser ser uma potência, uma potência global, transparente, um estado de direito, não roube propriedade intelectual. São princípios fundamentais no mundo todo e isso é o que o povo americano exige e os trabalhadores americanos merecem – disse.

Autoridades chinesas cancelaram, no sábado, as conversas comerciais planejadas com os Estados Unidos. A decisão foi aconteceu depois que o governo americano anunciou sobretaxas a 200 bilhões de dólares (R$ 810 bilhões) de produtos chineses, que entrarão em vigor meia-noite.

O anúncio levou a China a anunciar contramedidas de 60 bilhões de dólares (R$ 243 bilhões) em importações dos EUA.

Republicanos e democratas advertiram que as tarifas poderiam prejudicar os consumidores e trabalhadores americanos. Porém Trump se mantém comprometido com a tática, argumentando que é necessário assegurar melhores acordos comerciais.

*Com informações da Agência EFE

Leia também1 EUA: Governo propõe novas medidas contra imigrantes
2 Homem armado é detido no Palácio de Buckingham

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.