Leia também:
X Furacão passa para categoria 4 antes de tocar terra nos EUA

EUA: Trump enviará agentes federais para conter protestos

"Não toleraremos saques, incêndios intencionais, violência e a ilegalidade", disse o presidente americano

Pleno.News - 26/08/2020 19h35 | atualizado em 26/08/2020 19h43

Presidente dos EUA, Donald Trump Foto: EFE/Jim Lo Scalzo

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta quarta-feira (26) que enviará agentes federais e a Guarda Nacional para Kenosha, no estado do Wisconsin. O objetivo é conter os protestos raciais que, nas últimas horas, tiveram registros de duas mortes.

– Não toleraremos os saques, incêndios intencionais, a violência e a ilegalidade nas ruas dos Estados Unidos. Minha equipe acaba de falar por telefone com o governador Tony Evers, que aceitou a ajuda federal – disse o chefe de governo.

Ao garantir que busca restaurar a lei a ordem em Kenosha, Trump garantiu que as autoridades de Portland, no Oregon, também deveriam aceitar a oferta de suporte.

Nesta quarta, o governador do Wisconsin autorizou o emprego da Guarda Nacional, um corpo militar da reserva, que deve ser ativado pelas autoridades estaduais como apoio às forças de segurança locais.

Na noite de terça-feira (25), pelo terceiro dia consecutivo, foram registrados protestos, que começaram no domingo (, quando um policial disparou sete vezes nas costas de Jacob Blake, homem negro que corre o risco de ficar paraplégico.

Norman Johnson, chefe da polícia de Antioch, localidade situada a 20 quilômetros de Kenosha, anunciou nesta quarta-feira a detenção de um menor de idade que é considerado suspeito das duas mortes que foram registradas na véspera.

Na terça, confrontos entre agentes de segurança e manifestantes aconteceram depois do toque de recolher estipulado pelas autoridades locais. De acordo com reportagens da televisão local, policiais utilizaram um megafone para tentar dispersar um grupo de manifestantes que se reuniu em frente ao Tribunal do Condado de Kenosha e que participava de uma assembleia ilegal.

A polícia acabou jogando gás lacrimogêneo contra os manifestantes, enquanto dezenas de agentes foram vistos saindo do portão principal do tribunal para conter os manifestantes.

Manifestantes estão protestando contra o ataque sofrido por Jacob Blake, que continua internado em estado grave no Hospital Froedtert, em Milwaukee, após ser baleado pela polícia em uma ação que foi gravada em vídeo e que causou comoção em todo o país.

*Com informações da agência EFE

Leia também1 Furacão passa para categoria 4 antes de tocar terra nos EUA
2 Filho salva a mãe ao ligar para número escrito em brinquedo
3 Criança fica à deriva em boia de unicórnio até ser resgatada
4 Fiança de Ronaldinho ajudará menina com atrofia muscular
5 Cuba iniciará testes de vacina contra a Covid em humanos

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.