EUA suspendem veto eletrônico
Medida impedia viajantes de países muçulmanos a carregarem eletrônicos na bagagem de mão
Jade Nunes - 22/07/2017 11h01
O governo dos Estados Unidos anunciou na última quinta-feira (20) o fim do veto eletrônico. A medida impedia que passageiros de países com maioria muçulmana levassem na bagagem de mão aparelhos eletrônicos maiores com um smartphone, como laptops e tablets.
O governo americano tinha decretado a proibição em voos sem escalas procedentes de dez aeroportos internacionais de oito países de maioria muçulmana: Jordânia, Kuwait, Egito, Turquia, Arábia Saudita, Marrocos, Catar e Emirados Árabes Unidos.
A medida afetava nove companhias aéreas: Royal Jordanian, EgyptAir, Turkish Airlines, Saudi Arabian Airlines, Kuwait Airways, Royal Air Moroc, Qatar Airways, Emirates e Etihad Airways.
Segundo Dave Lapan, porta-voz do Departamento de Segurança Nacional dos EUA, os aeroportos e as companhias aéreas afetadas agora implementaram novas estratégias de segurança.
Desde a meia-noite de quarta-feira (19), 180 companhias aéreas que operam em 105 países (inclusive os oito de maioria muçulmana) começaram a implementar mais medidas segurança. O governo americano, no entanto, ainda não revelou quais são essas mudanças.
O governo dos EUA não confirmou oficialmente, mas essas medidas tinham sido tomadas para impedir a entrada de bombas escondidas em aparelhos portáteis nas cabines dos aviões.
*Com informações da Agência EFE