Leia também:
X Há 68,5 milhões de deslocados no mundo, aponta relatório

EUA são denunciados por separarem crianças de pais

Prática é resultado da política migratória de "tolerância zero" do governo Trump

Jade Nunes - 19/06/2018 11h07

Crianças estão sendo mandadas a abrigos Foto: Reprodução/TV Globo

O Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) denunciou nesta terça-feira (19) a prática americana de separar crianças imigrantes de seus pais na fronteira com o México e lembrou que em qualquer circunstância os menores de idade devem estar sempre junto às suas famílias.

Antes, quem cruzasse a fronteira entre México e Estados Unidos passava por uma audiência e a família podia ser deportada. Agora, os pais são processados criminalmente e levado para prisões federais, enquanto os filhos vão para abrigos.

A diretora-executiva do Unicef, Henrietta Fore, disse hoje em comunicado que “parte o coração ver como crianças, alguns deles bebês, que buscavam refúgio nos Estados Unidos são separados dos seus pais”.

Segundo dados oficiais, cerca de 2 mil menores imigrantes foram separados de suas famílias na fronteira com o México em um prazo de seis semanas, devido à política de “tolerância zero” do presidente dos EUA, Donald Trump, contra a imigração ilegal.

– As crianças, sem levar em conta de onde vêm ou qual é seu status migratório, são crianças antes que tudo. Os que não tiveram outra opção a não ser fugir de suas casas têm o direito de ser protegidos, ter acesso aos serviços essenciais e estar com suas famílias, como qualquer outra criança – acrescentou.

Fore insistiu que “a detenção e a separação das famílias são experiências traumáticas que podem expôr estas crianças à exploração e abuso”.

O porta-voz do Unicef Christophe Boulierac foi perguntado hoje em entrevista coletiva se a entidade tem acesso ou se a própria Fore ou algum diretor solicitou visitar os centros onde as crianças estão detidas, mas a pergunta não teve resposta.

Nos EUA é crescente a indignação após terem sido divulgadas imagens de menores imigrantes hospedados em armazéns e, em alguns casos, dentro de recintos divididos em celas.

O porta-voz disse que “não é aceitável” ter os menores trancados e separados dos seus pais e ressaltou “que é terrível não ser capaz de consolar e ajudar uma criança, porque as crianças precisam de afeto e carinho”.

*Com informações da Agência EFE

Leia também1 EUA não se desculparão por separar famílias na fronteira
2 Há 68,5 milhões de deslocados no mundo, aponta relatório
3 Cidades do Japão têm alerta de desabamento após terremoto

Siga-nos nas nossas redes!
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.