Leia também:
X EUA: Decreto suspende novas concessões para petróleo e gás

EUA: Porta-voz de Biden dispara críticas contra a Huawei

Em coletiva, Jen Psaki disse que a empresa é uma ameaça à segurança do país

Pleno.News - 27/01/2021 17h49 | atualizado em 27/01/2021 18h36

Porta-voz da Casa Branca, Jen Psaki Foto: EFE/EPA/KEVIN DIETSCH / POOL

A porta-voz da Casa Branca, Jen Psaki, fez críticas nesta quarta-feira (27) à Huawei, empresa chinesa que é líder global em equipamentos para instalação de rede 5G.

– Huawei e outros fornecedores não confiáveis são uma ameaça à segurança. Nós e nossos aliados vamos investir em equipamentos de telecomunicações de confiança – declarou ela, em coletiva de imprensa.

A fala inaugura as críticas do governo de Joe Biden à giant tech chinesa, muito comuns na gestão do ex-presidente Donald Trump, e dá força a teses de analistas de que a postura democrata frente à China, ao menos na questão do 5G, será semelhante à postura adotada na mais recente administração republicana.

Sob o discurso da segurança nacional, Trump pressionou aliados no sentido de não comprarem dispositivos para criação da rede 5G da Huawei, o que abriria espaço para empresas americanas do setor. O Reino Unido e a Índia chegaram a ceder à pressão de Washington, mas o Brasil não bateu o martelo sobre a questão até o momento.

Em entrevista ao Estadão/Broadcast em 15 de janeiro, o vice-presidente Hamilton Mourão, embora sem citar a Huawei, afirmou que empresas que respeitarem soberania e a privacidade não serão banidas das negociações, sinalizando que o governo Jair Bolsonaro não pretende barrar a gigante chinesa do leilão do 5G no país.

Resposta à pandemia
Psaki aproveitou a coletiva de imprensa nesta tarde para reiterar que as tratativas do pacote fiscal de 1,9 trilhão de dólares proposto por Biden estão avançando no Congresso. Ela também se mostrou confiante de que Pfizer e AstraZeneca devem entregar as doses de vacinas contra a Covid-19 contratadas pelo governo americano dentro do prazo.

O assunto ganhou relevância diante da dificuldade manifestada pela AstraZeneca sobre entregar à União Europeia o contingente sem atrasar o cronograma, gerando tensões junto às lideranças do bloco.

*Esadão

Leia também1 Kremlin diz que não há como "reiniciar" laços com EUA
2 Juiz bloqueia ordem executiva de Biden que impedia deportações
3 Biden conversa com Putin sobre prorrogar acordo nuclear
4 Biden vai liberar financiamento público para ONGs pró-aborto
5 Biden quer imagem de escrava em cédulas de US$ 20

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.