Leia também:
X Cuba encerra março como o pior mês da pandemia

EUA avaliam opções ao aumento de impostos de empresas

Presidente Joe Biden propôs aumento de tributos para financiar programa de 2 trilhões de dólares em fomento à infraestrutura

Pleno.News - 01/04/2021 17h59 | atualizado em 01/04/2021 18h42

Joe Biden, presidente dos EUA Foto: EFE/EPA/KEVIN DIETSCH / POOL

Um dia após o presidente norte-americano, Joe Biden, propor aumento impostos de grandes empresas para financiar um programa de 2 trilhões de dólares em fomento à infraestrutura, a porta-voz da Casa Branca, Jen Psaki, disse nesta quinta-feira (1º), que o governo está aberto a ouvir alternativas à proposta.

Apesar do aceno à oposição, Psaki defendeu o plano do presidente americano.

– A proposta foi feita com base em estudos de economistas. Precisamos de ajustes para tornar sistema tributário mais justo e financiar infraestrutura. A população concorda com isso – afirmou a porta-voz

A declaração foi dada durante coletiva de imprensa.

– O presidente acredita que democratas e republicanos concordam que precisamos modernizar nossas estradas e pontes […] Vamos divulgar projeções de criação de emprego com o pacote nos próximos dias – ressaltou.

Segundo ela, Biden e a vice-presidente dos Estados Unidos, Kamala Harris, já estão em contato com parlamentares para garantir a aprovação, pelo Congresso, do pacote voltado para a infraestrutura – uma das estratégias da Casa Branca para seguir apoiando o processo de recuperação da economia americana após a crise causada pela Covid-19.

Com menos de 100 dias no poder, o governo americano já conseguiu emplacar um pacote fiscal de 1,9 trilhão de dólares, com uma nova rodada de benefícios sociais semelhantes ao auxílio emergencial brasileiro.

Para ajudar a financiar as despesas, Biden propõe o aumento do imposto corporativo de 21% a 28% e a criação de imposto mínimo global em 21%.

A expectativa é de que essas medidas gerem receita adicional de 1 trilhão de dólares em uma década.

– O plano é fiscalmente responsável e reduz a dívida pública ao longo prazo – garantiu o presidente, na quarta, em discurso em Pittsburgh, na Pensilvânia, em meio a desconfianças sobre a trajetória do endividamento americano, que já rompeu 130% do Produto Interno Bruto (PIB) do país.

Novo teste de Covid
A porta-voz informou ainda, durante a coletiva de imprensa, que Biden realizou novo teste para a Covid-19 esta semana e obteve resultado negativo. O líder democrata já está vacinado contra o novo coronavírus.

*Estadão

Leia também1 Erro causa perda de 15 milhões de doses da vacina da Janssen
2 Pfizer confirma que sua vacina protege por pelo menos 6 meses
3 EUA: Bebê de 6 meses jogada em rio por traficantes é resgatada
4 Lote de vacina da Janssen falha em teste de qualidade nos EUA
5 Quem é Almir Garnier Santos, novo comandante da Marinha

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.