EUA pedem à China dados de equipe de laboratório em Wuhan
Principal infectologista norte-americano quer registros médicos de nove funcionários do instituto de virologia
Thamirys Andrade - 04/06/2021 15h32 | atualizado em 04/06/2021 17h29

Principal especialista em doenças infecciosas dos Estados Unidos, Anthony Fauci pediu à China que divulgue os registros médicos de nove funcionários do Instituto de Virologia de Wuhan. Para ele, os dados podem conter pistas fundamentais para esclarecer se os contágios por Covid-19 partiram de um acidente no laboratório. As informações são do Financial Times.
O diretor do Instituto Nacional de Alergias e Doenças Infecciosas (Niaid) tem questionamentos acerca de três pesquisadores, que teriam adoecido em novembro de 2019, pouco antes dos casos do novo coronavírus serem detectados na China.
– Gostaria de ver os registros médicos das três pessoas que supostamente ficaram doentes em 2019. Elas realmente adoeceram e, em caso afirmativo, com o que adoeceram? – quer saber Fauci.
O infectologista deseja elucidar ainda o adoecimento de seis mineradores após eles entrarem em uma caverna repleta de morcegos, em 2021, a fim de coletar amostras para o Instituto de Virologia de Wuhan. Três dos funcionários morreram.
Conforme o Financial Times, Fauci segue acreditando que a Covid-19 foi transmitida aos humanos por meio de animais e diz que, mesmo que os pesquisadores tivessem sido infectados, poderiam ter contraído a doença por contágio em meio à população.
Em entrevista coletiva nesta sexta-feira (4), o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Wang Wenbin, não informou se o país vai fornecer as informações, mas negou enfaticamente que a pandemia da Covid-19 esteja relacionada ao laboratório chinês.
Leia também1 Brasileiros deportados por Biden chegam a MG nesta sexta
2 Trump é suspenso do Facebook e do Instagram por dois anos
3 Trump cobra US$ 10 trilhões da China por 'morte e destruição'
4 EUA não encontram evidências de que Ovnis sejam alienígenas
5 Após 30 anos, Nasa anuncia duas novas missões em Vênus