Leia também:
X Médicos usam metaverso para fazer cirurgia pela primeira vez

EUA limitam uso da Janssen por risco de coágulos sanguíneos raros

Agência de Alimentos e Medicamentos dos Estados Unidos emitiu um comunicado sobre a decisão

Pleno.News - 06/05/2022 14h28 | atualizado em 06/05/2022 14h53

EUA limitam uso da Janssen por risco de coágulos sanguíneos raros Foto: EFE/Rob Engelaar

Nesta quinta-feira (5), a Agência de Alimentos e Medicamentos dos Estados Unidos (FDA, na sigla em inglês) limitou o uso da Janssen, vacina de dose única contra Covid-19 da Johnson & Johnson. A decisão ocorreu após o órgão analisar o risco de coágulos sanguíneos raros, mas graves.

Em comunicado, a agência federal disse que a autorização emergencial do imunizante da J&J agora será restrita a maiores de 18 anos para quem não há outras vacinas disponíveis ou clinicamente apropriadas, ou que não desejam receber outra vacina.

A mudança se deve ao risco de uma pessoa desenvolver um tipo de coágulo sanguíneo raro e perigoso, chamado síndrome de trombose com trombocitopenia (TTS) após a administração da vacina.

– Temos monitorado de perto a vacina e o aparecimento de TTS após a inoculação e usamos informações atualizadas de nossos serviços de segurança para revisar a autorização de emergência – afirmou Peter Marks, diretor do Centro de Avaliação e Pesquisa Biológica da FDA.

Segundo dados oficiais, cerca de 18 milhões de doses da Janssen foram administradas nos EUA, o que representa cerca de 7,7% dos cidadãos que se consideram totalmente vacinados no país.

A FDA, no entanto, destacou a raridade dessa condição perigosa, com 3,23 casos por cada milhão de doses da vacina administradas e nove mortes confirmadas.

Em dezembro de 2021, as autoridades sanitárias americanas já haviam recomendado o uso das vacinas da Pfizer e da Moderna como preferidas às da Johnson & Johnson.

Os EUA, país mais atingido pela pandemia de Covid-19 com quase um milhão de mortes, tem 66% da população vacinada com o esquema completo.

*EFE

Leia também1 Randolfe discorda de destruição de HD da CPI: "Desnecessário"
2 Alckmin pega Covid-19, mas PT mantém lançamento de chapa
3 Pacheco manda destruir HD da CPI com marreta e furadeira
4 Tarcísio diz ter discordado de Bolsonaro sobre a vacina
5 Anvisa aprova uso emergencial do Molnupiravir contra a Covid

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.