Leia também:
X Netanyahu celebra decisão de Bolsonaro sobre embaixada

EUA irão limitar pedidos de asilo na fronteira do México

Trump disse que tendas devem abrigar quem chegar, mas maioria não vai entrar

Ana Luiza Menezes - 01/11/2018 21h00

O presidente dos EUA, Donald Trump Foto: EFE/Jason Szenes

Em um pronunciamento nesta quinta-feira (1), o presidente americano Donald Trump disse que pretende reduzir o acesso de migrantes a pedidos de asilo. Segundo ele, será exigido que solicitantes se apresentem somente em portos legais de entrada.

Ele voltou a afirmar que os membros das caravanas de Honduras e El Salvador não poderão entrar. Nos Estados Unidos, a cláusula de asilo da Lei de Imigração e Nacionalidade defende que qualquer pessoa que chegue ao país pode pedir asilo, independentemente do local de entrada no território.

– Essas caravanas ilegais não serão autorizadas a entrar. Voltem, é o que digo a elas – declarou.

O governante criticou o partido oposto e afirmou que os imigrantes se aproveitam das “leis estúpidas dos democratas” para solicitar asilo como forma de entrar e ficar no país. Ele também reclamou do tempo de demora da decisão quanto a concessão desse tipo de requerimento.

– A grande maioria dos pedidos acaba sendo rejeitada e eles sabem disso, mas a essa altura os requerentes já sumiram pelo país e ninguém mais sabe onde eles estão. (…) Asilo é sobre segurança, não é para quem vive na pobreza. Há milhões de pessoas pobres no mundo, os Estados Unidos não têm como receber todos – avaliou.

Ainda de acordo com Trump, as atitudes dos migrantes tem prejudicado legítimos requerentes de asilo e favorecido “quem não merece”.

Leia também1 Netanyahu celebra decisão de Bolsonaro sobre embaixada
2 Portugal proíbe exibição de animais selvagens em circos
3 Estados Unidos decidem punir setor do ouro na Venezuela

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.