Leia também:
X Membros do governo Macron são investigados pela Justiça

EUA iniciam processo de saída da OMS, anuncia Trump

Anúncio foi feito ao Congresso americano e às Nações Unidas

Henrique Gimenes - 07/07/2020 19h25 | atualizado em 07/07/2020 19h26

Presidente dos EUA, Donald Trump Foto: EFE/Yuri Gripas

Nesta terça-feira (7), o presidente dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump, informou que que o processo de retirada do país da Organização Mundial da Saúde (OMS) já foi iniciado. O anúncio foi feito ao Congresso americano e às Nações Unidas.

De acordo com o Departamento de Estado dos EUA, “o aviso de retirada dos Estados Unidos, em 6 de julho de 2021, foi submetido ao Secretário-Geral da ONU, que é o depositário da OMS”.

Em comunicado assinado pelo porta-voz da OMS, Stephane Dujarric, o órgão afirma que irá verificar se todas as condições para saída dos EUA foram preenchidas.

– Os Estados Unidos são parte da Constituição da Organização Mundial da Saúde desde 21 de junho de 1948. A participação dos Estados Unidos na Organização Mundial da Saúde foi aceita pela Assembleia Mundial da Saúde, com certas condições estabelecidas pelos EUA para sua eventual retirada da Organização Mundial de Saúde. As condições mencionadas incluem aviso prévio de um ano e cumprimento integral do pagamento das obrigações financeiras avaliadas. O Secretário-Geral, na sua qualidade de depositário, está em processo de verificar com a Organização Mundial da Saúde se todas as condições para tal retirada estão preenchidas – afirmou.

O anúncio de saída dos Estados Unidos da OMS foi feito pelo presidente Donald Trump no dia 29 de maio. Na ocasião, ele afirmou que iria utilizar os recursos destinados ao órgão em outras iniciativas.

Leia também1 Covid: OMS admite evidências de transmissão pelo ar
2 650 pessoas tiveram contato com bactéria da peste negra
3 Casa Branca deseja "rápida recuperação" a Jair Bolsonaro
4 Colunista da Folha 'torce' para Bolsonaro morrer e é criticado
5 Maia prevê votar PL das Fake News em até 3 semanas

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.