Leia também:
X Homem faz crianças de reféns e fere policial nos EUA

EUA impõem novas sanções à Rússia por ciberataques

Entidades punidas estariam colocando a segurança dos Estados Unidos e de seus aliados em risco

Jade Nunes - 11/06/2018 14h33

Ciberataques levam EUA a impor novas sanções contra a Rússia Foto: Pixabay

O governo dos Estados Unidos impôs nesta segunda-feira (11) uma nova rodada de sanções econômicas contra cinco entidades e três cidadãos russos por “atividades cibernéticas maliciosas” e por colaborar com as forças armadas e os serviços de inteligência da Rússia.

– Os EUA estão envolvidos em um esforço contínuo para conter agentes maliciosos que trabalham para a Federação Russa e suas unidades de inteligência e militares para aumentar as capacidades ofensivas no setor informático – afirmou o secretário do Tesouro dos EUA, Steven Mnuchin, em comunicado.

Mnuchin afirmou que as entidades punidas “contribuíram diretamente” para melhorar as capacidades cibernéticas da Rússia ao trabalhar ao lado do Serviço Federal de Segurança (FSB, antiga KGB), colocando assim a segurança dos EUA e de seus aliados em risco.

Como consequência, ficam congelados os ativos que estas entidades e indivíduos possam ter sob jurisdição americana, e são proibidas transações financeiras com os mesmos.

Entre os exemplos de ataques recentes, o Tesouro citou o destrutivo NotPetya; as intromissões contra o sistema elétrico dos EUA; e a alteração da rede de infraestrutura informática, incluídos os roteadores para futuras operações ofensivas.

As empresas sancionadas são Digital Security, ERPScan, Embedi, Kvant Scientific Research Institute e Divetechnoservices, enquanto os indivíduos, todos têm laços com esta última companhia: Aleksandr Lvovich Tribun, Oleg Sergeyevich Chirikov e Vladimir Yakovlevich Kaganskiy.

*Com informações da Agência EFE

Leia também1 Homem faz crianças de reféns e fere policial nos EUA
2 Bombardeio destrói centro da ONG Médicos Sem Fronteiras
3 Papa aceita renúncia de bispos por escândalo de abusos

Siga-nos nas nossas redes!
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.