Leia também:
X Concessão de vistos dourados sofre ameaça em Portugal

EUA: Governo propõe novas medidas contra imigrantes

Trump quer cortar benefícios que podem fazer a diferença no bolso do contribuinte americano

Ana Luiza Menezes - 23/09/2018 15h54

O presidente Donald Trump Foto: EFE/Jim Lo Scalzo

O governo de Donald Trump propôs neste sábado (22) uma nova lei nos Estados Unidos. Ele pretende que os imigrantes parem de receber benefícios públicos, como assistência alimentar e vales de moradia.

A medida poderia obrigar milhões de imigrantes pobres, que dependem da assistência pública para alimentos e moradia, a fazer uma escolha difícil. Eles terão que optar entre aceitar ajuda financeira ou conseguir a residência permanente, conhecida como Green Card para viver e trabalhar legalmente nos Estados Unidos.

A secretária de Segurança Nacional, Kirstjen Nielsen, disse em comunicado que a medida está de acordo com a lei vigente.

– De acordo com a lei federal de longa data, aqueles que querem imigrar para os Estados Unidos devem demonstrar que podem se manter economicamente – disse ela.

Ainda segundo Nielsen, esta nova norma vai colocar em prática uma lei aprovada pelo Congresso. A intenção é promover a autossuficiência dos imigrantes e proteger os recursos limitados, garantindo que não se transformem em uma carga para os contribuintes americanos.

Os imigrantes de terceira idade, muitos dos quais compram remédios receitados a baixo custo através de programas subsidiados, também poderiam ser obrigados a deixar essa ajuda ou arriscarem-se a serem considerados “carga pública”. A norma, que segundo a administração afetaria cerca de 382 mil pessoas por ano, é a mais recente de uma série de medidas enérgicas do presidente Donald Trump e de seus assessores sobre imigração legal e ilegal.

A medida não pretende afetar os imigrantes que já têm residência permanente. Porém, os defensores dos direitos dos migrantes temem que inclusive eles deixem de usar os benefícios públicos para proteger seu status migratório.

*Com informações da Agência EFE

Leia também1 Concessão de vistos dourados sofre ameaça em Portugal
2 Tornado causa danos e deixa feridos em cidade do Canadá

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.