Leia também:
X Você sabe qual é a importância dos satélites em nossa vida?

EUA executam primeira detenta trans condenada à morte

Amber McLaughlin foi setenciada após perseguir, estuprar e matar ex-namorada

Thamirys Andrade - 04/01/2023 11h31 | atualizado em 04/01/2023 11h48

EUA executam 1ª prisioneira transgênero condenada à morte Foto: Missouri Department of Corrections

Os Estados Unidos executaram, nesta terça-feira (3), a primeira prisioneira transgênero condenada à morte no país. Amber McLaughlin tinha 49 anos e havia recebido a sentença após perseguir, estuprar e matar a facadas uma ex-namorada.

– Sinto muito pelo que fiz. Eu sou uma pessoa amorosa e carinhosa – foram as últimas palavras escritas de McLaughlin, de acordo com informações do portal G1.

A defesa da detenta chegou a apresentar um pedido de clemência, alegando uma infância repleta de traumas, problemas de saúde mental, depressão, tentativas de suicídio e conflitos emocionais gerados pela disforia de gênero. Entretanto, o governador republicano Mike Parson recusou o pedido do advogado, Larry Komp.

– McLaughlin aterrorizou a sra. Guenther nos últimos anos de sua vida, mas esperamos que sua família e entes queridos possam finalmente ter um pouco de paz – declarou Parson para justificar a decisão.

Amber namorou Beverly Guenther antes de passar pela transição para o gênero feminino, à época em que ainda se chamava Scott McLaughlin. O crime ocorreu em 20 de novembro de 2003, e o corpo da vítima foi encontrado dentro do Rio Mississippi, na cidade de St. Louis.

A condenação contra McLaughlin em primeira instância ocorreu no ano de 2006, tendo sido sentenciada à morte em 2021. Ela passou pela transição de gênero três anos atrás na prisão de Potosi.

No momento em que Amber recebia a injeção letal, ela chegou a mencionar umas palavras para um conselheiro espiritual. Ela deu um suspiro e fechou os olhos, sendo declarada morta minutos em seguida.

Desde 1970, quando a pena de morte foi legalizada nos EUA, 1.558 pessoas foram executadas no país. Todas eram homens, com exceção de 17. Amber foi o primeiro caso de prisioneira transgênero a ser executada. Ao todo, há 3.200 detentos trans nos EUA, segundo dados do Escritório de Estatísticas da Justiça dos EUA.

Leia também1 Ator pode ser condenado por passado da família, diz jornal
2 Embaixador: Brasil e Argentina avaliam criar moeda comum
3 Cantora de rap é encontrada morta em casa aos 43 anos
4 Presidente do UFC é flagrado trocando tapas com esposa
5 Ator da Marvel foi atingido por máquina de remover neve

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.