Leia também:
X AstraZeneca: Morre norueguesa que teve trombose após vacina

EUA: Estado proíbe trans em esportes escolares para meninas

Medida exige que as escolas públicas e universidades designem "suas equipes esportivas de acordo com o sexo biológico".

Paulo Moura - 15/03/2021 12h17 | atualizado em 15/03/2021 12h35

Trans competindo com atletas femininas nos EUA Foto: Reprodução

O governador do Mississipi, o republicano Tate Reeves, assinou na última quinta-feira (11) uma lei que proíbe a participação de atletas transgênero em esportes escolares femininos, tornando-se o primeiro estado americano a tomar tal atitude este ano. Na prática, a medida exige que as escolas públicas e universidades designem “suas equipes esportivas de acordo com o sexo biológico”.

Segundo Reeves, uma ordem executiva de janeiro, emitida pelo presidente Joe Biden, sobre a participação do público transgênero nos esportes, deixou o estado “sem escolha”, a não ser promulgar a Lei de Justiça do Mississippi. O projeto foi aprovado em ambas as câmaras do legislativo estadual por maioria esmagadora, a Câmara por 81-28 e o Senado por 34-9.

– Vamos proteger nossas meninas e garantir a elas uma chance justa nos esportes das escolas públicas. Eles não deveriam ser forçados a competir contra machos biológicos – disse Tate no Facebook.

Com entrada em vigor em julho, a lei também exige a proteção das escolas que mantêm equipes esportivas separadas da reclamação ou investigação. Os defensores do projeto argumentaram que as mulheres trans têm uma vantagem injusta sobre as mulheres nascidas [assim], porque elas têm “força, velocidade e resistência categoricamente diferentes”.

Além do Mississipi, ao menos 20 estados diferentes estão considerando medidas proibitivas contra atletas trans nos esportes femininos.

Leia também1 Kanye West leva Grammy de Melhor Álbum Cristão Contemporâneo
2 Ludhmila Hajjar participou de estudo polêmico com cloroquina
3 Oscar 2021: Divulgada a lista de indicados. Confira!
4 STJ irá gastar R$ 53 milhões com segurança e escolta de ministros
5 Tóquio 2020: Revezamento da tocha olímpica é confirmado

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.