Leia também:
X Boris quer obrigatoriedade de vacinação para grandes eventos

EUA deixam aberta possibilidade de novas ações contra China

Ações seriam resposta a ataques cibernéticos

Pleno.News - 19/07/2021 15h04 | atualizado em 19/07/2021 17h17

Jen Psaki, porta-voz da Casa Branca Foto: EFE/Jim Lo Scalzo

A secretária de imprensa da Casa Branca, Jen Psaki, afirmou nesta segunda-feira (19) que os Estados Unidos podem tomar ações adicionais em resposta a ataques cibernéticos da China. Nesta manhã, Washington e aliados acusaram formalmente o governo chinês de ter apoiado invasões ao sistema Microsoft Exchange Server.

Durante entrevista coletiva, a porta-voz negou que circunstâncias econômicas estejam por trás da decisão de não impor sanções contra o país asiático, como foi feito no caso da Rússia. Segundo ela, os americanos não descartam a possibilidade de agir unilateralmente contra a campanha dos hackers, mas preferem coordenar isso com seus parceiros tradicionais, entre eles o Reino Unido, a União Europeia e a Austrália.

Psaki também voltou a garantir que o governo “leva a inflação muito a sério”. A secretária atribuiu a escalada inflacionária recente a gargalos na cadeia produtiva e ao relaxamento das restrições à mobilidade, que leva produtores a retornarem aos preços de antes da pandemia.

A porta-voz acrescentou que essas dinâmicas estão sob o escopo de responsabilidade do Federal Reserve (Fed, o banco central americano), que não mudou as previsões de que o movimento é temporário.

Sobre o coronavírus, Psaki comentou que os EUA “ainda estão em guerra” contra a doença, apesar dos progressos recentes. Ela disse ainda que acompanha os movimentos nos mercados acionários, mas chamou atenção para a retomada do mercado de trabalho e da economia em geral.

*AE

Leia também1 Boris quer obrigatoriedade de vacinação para grandes eventos
2 Haiti: Primeiro-ministro diz que irá renunciar ao cargo
3 Organização dos Jogos Olímpicos confirma 58 casos de Covid-19
4 Asteroide de 220 metros passará pela órbita da Terra esta semana
5 EUA acusam China de promover ciberataques a outros países

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.