Leia também:
X FMI bloqueia acesso do Talibã a cerca de US$ 400 milhões

EUA declaram escassez histórica de água e fazem racionamento

Segundo o Serviço de Parques Nacionais, o lago Mead abastece aproximadamente 25 milhões de pessoas

Pleno.News - 18/08/2021 21h05 | atualizado em 19/08/2021 11h28

EUA declaram escassez histórica de água no Sudoeste e decretam racionamento Foto: Reprodução/YouTube/CNBC Television

O lago Mead, o maior reservatório nos Estados Unidos em volume, está a 35% de sua capacidade, seu nível mais baixo desde sua criação, nos anos 30, de acordo com os últimos dados do US Bureau of Reclamation (USBR).

O lago, localizado cerca de 48 quilômetros ao sudeste de Las Vegas e entre os estados de Nevada e Arizona, faz parte do rio Colorado.

O governo americano declarou na segunda-feira (15) que o rio está passando pela primeira vez em sua história por falta de água, o que levará a cortes obrigatórios no fornecimento em alguns estados do sudeste dos EUA.

De acordo com o Serviço de Parques Nacionais, o Mead abastece aproximadamente 25 milhões de pessoas no Arizona, em Nevada, na Califórnia e no México.

O lago Powell, que também é alimentado pelo rio Colorado e é o segundo maior reservatório do país, atingiu recentemente um mínimo histórico, caindo para 32% de sua capacidade total.

– Dada a seca histórica em curso e as condições de baixo escoamento na bacia do rio Colorado, as descargas de água das represas de Glen Canyon e Hoover serão reduzidas em 2022, devido ao declínio dos níveis dos reservatórios – informou o USBR em seu último relatório.

Por estados, o Arizona verá uma redução de 18% no fornecimento total de água do Mead a partir de 1º de janeiro de 2022, um movimento que afetará principalmente a agricultura na região.

Nevada verá seu consumo de água ser reduzido em 7%, embora o governo estadual já tenha tomado medidas nessa direção no passado, enquanto a Califórnia não verá cortes imediatos. O vizinho México, por outro lado, reduzirá o gasto de água do lago em 5%.

O oeste dos EUA sofreu uma histórica onda de calor no início deste verão no hemisfério norte, no meio de uma seca com temperaturas próximas a 50 graus, que deixou centenas de mortos em território americano e no Canadá.

*EFE

Leia também1 Trump sobre Afeganistão: 'Nosso país nunca foi tão humilhado'
2 Aprovação de Biden atinge nível menor após avanço do Talibã
3 Restos mortais são achados em avião dos EUA que saiu do Afeganistão
4 Comovente! Foto de avião saindo do Afeganistão impressiona
5 Bob Dylan é acusado de abuso sexual contra menina de 12 anos

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Grupo
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.