Leia também:
X Retrospectiva 2020: Veja as declarações mais marcantes

EUA começam a transportar 2ª vacina contra Covid-19

Início do embarque das vacinas da Moderna recebeu aplausos

Pleno.News - 20/12/2020 17h29 | atualizado em 21/12/2020 10h51

Vacinas da Moderna começaram a ser transportadas pelos EUA Foto: EFE/EPA/Paulo Sancya

Caixas cheias com a vacina contra a Covid-19 da Moderna, a segunda aprovada nos Estados Unidos, começaram a ser transportadas, neste domingo (20), das instalações onde estavam sendo armazenadas até os hospitais e outros pontos do país, para o início da distribuição nesta segunda-feira (21).

A chegada do segundo imunizante ocorre em um momento em que os casos de coronavírus continuam disparando em território americano e hospitais em alguns estados, como Califórnia e Texas, que estão à beira do colapso.

Apesar da triste realidade, o início do embarque de vacinas da Moderna foi saudado com aplausos e saudações dentro dos armazéns onde elas passaram as últimas horas. Os caminhões partiram escoltados por um forte sistema de segurança, incluindo veículos do Serviço de Delegados dos EUA.

Além disso, estações de televisão locais transmitem a chegada dos trailers de vacinas nos centros de distribuição, aérea dos operadores logísticos FedEX e UPS em Louisville, Kentucky e Memphis, no estado do Tennessee, de onde o imunizante viajará de avião para diferentes regiões, para acelerar a distribuição.

Por volta das 11h (13h de Brasília), a FedEx anunciou, em um comunicado, o início desta fase do transporte e esclareceu que seus caminhões já haviam deixado algumas das instalações do gigante americano McKesson, dedicado à distribuição de medicamentos. Nos armazéns da empresa, os trabalhadores passaram o sábado (19) e o domingo (20) colocando as vacinas em caixas refrigeradas.

As caixas, cada uma contendo 100 doses, estão programadas para viajar de avião e aterrissar em 3,7 mil locais pelo país durante a próxima semana, uma tarefa que cabe tanto à FedEX quanto à UPS.

VACINAÇÃO COMEÇA NESTA SEGUNDA
O objetivo é iniciar a vacinação com o imunizante da Moderna o mais rápido possível; algo que poderia acontecer na manhã desta segunda-feira (21), segundo o conselheiro chefe da operação Warp Speed, Moncef Slaoui, em entrevista dada à emissora de televisão CNN, sobre a campanha organizada pela Casa Branca e pelo Pentágono para acelerar a campanha de imunização.

– Estamos ansiosos por esta nova vacina. Será um pouco mais fácil de distribui-la porque não requer uma temperatura tão baixa quanto a da Pfizer – explicou Slaoui.

O imunizante da Pfizer e de sua parceira alemã BioNTech foi aprovado em 11 de dezembro pelas autoridades americanas e começou a ser administrado nesta semana. A vacina requer uma temperatura de -70 graus Celsius e só pode ser armazenada por cinco dias à temperatura padrão do refrigerador, que é de 4 graus. Enquanto isso, a da Moderna requer -20 graus e pode ser guardada por 30 dias em geladeiras, facilitando o transporte, especialmente em áreas rurais.

O objetivo é que, até a próxima semana, os EUA tenham 7,9 milhões de doses disponíveis; 5,9 milhões [da vacina] da Moderna e outros 2 milhões [da vacina] da Pfizer.

Até agora, os prestadores de serviços de saúde tiveram prioridade no recebimento da vacina, mas amanhã as duas maiores redes de farmácias do país, CVS e Walgreens, começarão a distribuir a vacina da Pfizer àqueles que vivem ou trabalham em instalações de cuidados de longo prazo, como asilos e centros para pessoas com deficiências.

*Com informações da agência EFE

Leia também1 Paes assina acordo com Doria para aquisição de vacinas
2 EUA confirmam seis casos de alergia grave à vacina da Pfizer
3 Boris Johnson diz que "nova Covid" é 70% mais contagiosa
4 Benjamin Netanyahu é vacinado contra a Covid-19 em Israel
5 Covid-19: Suíça aprova registro definitivo da vacina da Pfizer

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.