Leia também:
X Justiça suspende retorno às atividades em escolas de MG

EUA, Canadá e Israel têm protestos contra isolamento

Brasil não foi o único país a ir às ruas fim do confinamento

Pleno.News - 15/04/2020 21h14 | atualizado em 15/04/2020 21h25

É falsa a informação de que o Brasil é o único país do mundo a registrar protestos contra o isolamento social em função da pandemia do novo coronavírus. Estados Unidos, Canadá e Israel são algumas nações que tiveram manifestações semelhantes.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) defende a quarentena como medida de prevenção à doença em países onde a transmissão da Covid-19 não está controlada. Em todo o mundo, mais de 130 mil pessoas já morreram pelo novo coronavírus, segundo dados desta quarta-feira (15) da Universidade Johns Hopkins, nos EUA, que monitora a doença.

No Brasil, entretanto, grupos estimulados pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido) têm defendido o isolamento parcial ou vertical, que consiste em retirar do convívio social apenas os mais suscetíveis à mortalidade pelo novo coronavírus, como pessoas com doenças preexistentes e acima de 60 anos.

Em abril, simpatizantes do presidente saíram às ruas ao menos duas vezes em São Paulo contra as medidas tomadas pelo governo estadual para combater o vírus. Na semana passada, o governador do estado, João Doria (PSDB), chegou a ameaçar prender quem se aglomerasse.

Os Estados Unidos registraram manifestações semelhantes. Na segunda-feira (13), aproximadamente cem pessoas protestaram no estado de Ohio pela reabertura da economia em frente à sede do governo, segundo o site do canal americano Fox News.

Vídeos que circulam nas redes sociais mostram manifestantes segurando cartazes com as mensagens “A cura é pior que o vírus”, “Abrir Ohio: queremos nossos direitos de volta” e “Meus direitos inerentes não terminam onde o seu medo começa”.

*Folhapress

Leia também1 Itália libera reabertura de alguns estabelecimentos
2 SP se revolta com Doria e faz carreata por impeachment
3 SP: Doria diz que vai prender quem se aglomerar nas ruas

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.