Leia também:
X Após filha dar à luz, homem joga neto na caçamba de lixo

EUA: Brasileiros são indiciados por fraude com criptomoedas

Emerson Pires e Flavio Gonçalves teriam enganado investidores em golpe que gerou cerca de 100 milhões de dólares

Pleno.News - 01/07/2022 10h33 | atualizado em 01/07/2022 10h53

Brasileiros foram indiciados nos EUA por fraudes com criptomoedas Foto: Pexels

Três residentes do sul da Flórida, nos Estados Unidos, foram indiciados nesta quinta-feira (30) por um júri federal sob a acusação de fazerem parte de um esquema global de fraude de criptomoedas que gerou cerca de 100 milhões de dólares (R$ 532 milhões) em receitas ilícitas, segundo a Procuradoria do Distrito Sul da Flórida.

Emerson Pires, de 33 anos, Flavio Gonçalves, da mesma idade, e Joshua David Nicholas, de 28, radicados na cidade de Stuart, na Flórida, foram acusados de “conspiração para cometer fraude bancária e fraude de títulos” e os dois primeiros foram também acusados de “conspiração para cometer lavagem de dinheiro internacional”.

De acordo com a acusação, os brasileiros Pires e Gonçalves fundaram a EmpiresX, uma plataforma de investimento em criptomoedas e de oferta de títulos não registrada.

Pires e Gonçalves, juntamente com Nicholas, “promoveram fraudulentamente a EmpiresX” ao enganar investidores sobre, entre outras coisas, um suposto “bot” comercial que alegavam poder gerar retornos garantidos para os investidores na EmpiresX, disse a acusação em comunicado.

Os dois primeiros lavaram depois os fundos dos investidores por intermédio de uma troca de criptomoedas no exterior, e pagaram antecipadamente os investidores da EmpiresX com dinheiro obtido de investidores posteriores, seguindo um esquema fraudulento de pirâmide.

– O nosso escritório está empenhado em proteger os investidores contra os sofisticados golpistas que procuram capitalizar a relativa novidade da moeda digital – disse o procurador para o Distrito Sul da Flórida Juan Antonio Gonzalez.

Anthony Salisbury, um agente especial em Miami da Homeland Security Investigations, afirmou que “este caso deve servir de aviso a qualquer pessoa que procure capitalizar ilegalmente a ambiguidade percebida do mercado de criptomoedas para tirar partido de investidores inocentes”.

*EFE

Leia também1 Daniel Silveira vai receber honraria da Biblioteca Nacional
2 Bolsonaro diz à TV que pretende "copiar" lei de armas dos EUA
3 MP-SP pede bloqueio de bens de Alckmin no caso Odebrecht
4 Para a Fox News, Bolsonaro diz que esquerda está "desesperada"
5 Cotado a vice-presidente, Braga Netto é exonerado do governo

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.