Leia também:
X Governo de GO divulga último áudio de paciente morto por Covid

EUA autoriza uso emergencial de vacina da Johnson & Johnson

Imunizante é o primeiro que necessita de apenas uma dose

Pleno.News - 27/02/2021 21h31 | atualizado em 27/02/2021 21h36

EUA autoriza uso emergencial de vacina da Janssen/J&J, que requer apenas 1 dose Foto: Reprodução

Neste sábado (27), a agência reguladora para medicamentos dos Estados Unidos (FDA, na sigla em inglês) autorizou o uso emergencial no país da vacina contra Covid-19 produzida pela Janssen, farmacêutica do grupo Johnson & Johnson.

O imunizante é o terceiro aprovado para uso nos EUA, e o primeiro que necessita de apenas uma dose. A liberação é válida para pessoas acima dos 18 anos, de acordo com comunicado emitido pela FDA.

No geral, a vacina foi aproximadamente 67% eficaz na prevenção de Covid-19 em quadros moderados a grave, ou críticos, o que ocorre pelo menos 14 dias após a vacinação, e 66% eficaz prevenindo as mesmas evoluções após 28 dias da imunização, segundo o comunicado.

No momento, os dados não são suficientes para determinar por quanto tempo a imunidade com base na vacina deve durar, afirmou ainda o documento.

– A autorização desta vacina expande a disponibilidade de vacinas, o melhor método de prevenção médica para a covid-19, para nos ajudar na luta contra esta pandemia, que ceifou mais de meio milhão de vidas nos EUA – afirmou a Comissária Interino da FDA, Janet Woodcock.

O processo era esperado, após um comitê de especialistas ter recomendando na sexta-feira (26), por unanimidade, a liberação do uso.

Também na sexta, o presidente dos EUA, Joe Biden, afirmou que o país tem “sua terceira vacina segura”, em referência ao imunizante. Antes, ele havia afirmado que se a agência reguladora aprovasse o uso da vacina da J&J, os EUA teriam um plano para distribuir as doses “tão rápido quanto a empresa puder fabricá-las”. O plano do presidente é a imunização de todos os adultos do país até o final de julho.

*Estadão

Leia também1 EUA avançam com agenda LGBT mas atropelam fé e liberdade
2 Operação nos EUA prende 37 predadores sexuais de crianças
3 Elon Musk quer 'cercar' a Terra com 12 mil satélites de internet
4 Biden bombardeia a Síria em pouco mais de 1 mês de governo
5 CPAC 2021 nos EUA terá Trump e debates sobre fraude na eleição

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Grupo
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.