Leia também:
X EUA não encontram evidências de que Ovnis sejam alienígenas

EUA anunciam doação imediata de vacinas anticovid ao Brasil

País norte-americano fornecerá 6 milhões de imunizantes às nações da América Latina

Pleno.News - 04/06/2021 10h34 | atualizado em 04/06/2021 11h01

Joe Biden, presidente dos Estados Unidos Foto: EFE/EPA/Doug Mills

A Casa Branca informou, em entrevista coletiva e com comunicados complementares, os detalhes da doação das primeiras 25 milhões de vacinas contra a Covid-19 a outros países. O Brasil foi incluído na lista de países que receberão os imunizantes.

Segundo o coordenador da força-tarefa de combate à Covid-19, Jeff Zients, 1 milhão de doses da vacina da Johnson e Johnson foram carrgadas nesta quinta-feira (3) para a Coreia do Sul.

– Esse é só o começo. Esperamos uma cadência regular de embarques para todo o mundo nas próximas semanas – disse.

Conforme o conselheiro de Segurança Nacional, Jake Sullivan, os EUA receberam pedidos de todo mundo. Pelo menos 75% das 25 milhões de doses iniciais de vacinas a serem enviadas (quase 19 milhões) serão compartilhadas por meio da iniciativa Covax.

– Isso vai maximizar o número de vacinas disponíveis equitativamente para todos os países e vai facilitar o compartilhamento com aqueles que estão em maior risco.

Dentre as vacinas doadas via Covax, aproximadamente 6 milhões de doses irão para América Latina, incluindo o Brasil, e para o Caribe.

Conforme o comunicado da Casa Branca, também receberão doses de vacinas Argentina, Colômbia, Costa Rica, Peru, Equador, Paraguai, Bolívia, Guatemala, El Salvador, Honduras, Panamá, Haiti e outros países da Comunidade Caribenha (Caricom), além da República Dominicana.

Ainda dentre as 19 milhões de vacinas doadas via Covax, cerca de 7 milhões de doses vão para o Sul e o Sudeste Asiático; e cerca de 5 milhões, para a África.

Os 25% remanescentes, que equivalem a pouco mais de 6 milhões de doses, serão compartilhados diretamente com países que estão passando por surtos, em crise, e com outros parceiros e vizinhos, incluindo Canadá e México. Também serão destinadas vacinas a locais com necessidades urgentes, como Índia e Gaza.

Segundo a Casa Branca, nos próximos dias os EUA vão coordenar isso com a Covax e os países que receberão a vacina nos embarques.

A Casa Branca reforçou ainda que, até o fim do junho, os EUA irão compartilhar com o mundo 80 milhões de doses da sua oferta de vacinas.

*Estadão

Leia também1 Pesquisadores acham potencial medicamento contra Covid
2 Idosa de 102 anos tem alta após 2 semanas internada com Covid
3 Estudo: Lesões na pele podem ser indicativo de Covid-19
4 Covid-19: Brasil recebe 527 mil novas doses de vacina da Pfizer
5 Fiocruz prevê 50 milhões de doses com insumo nacional

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.