Leia também:
X Embaixadas da Ucrânia recebem pacotes com olhos de animais

EUA acusam Rússia de usar inverno como arma na Ucrânia

País estaria atacando infraestruturas e fontes de energia dos ucranianos

Pleno.News - 05/12/2022 08h37 | atualizado em 05/12/2022 10h55

Antony Blinken, Secretário de estado dos Estados Unidos
Antony Blinken, Secretário de Estado dos Estados Unidos Foto: EFE/EPA/RAIGO PAJULA / ESTONIAN PRIME MINISTER OFFICE

O secretário de Estado dos Estados Unidos, Antony Blinken, acusou neste domingo (4) as autoridades da Rússia de usarem o inverno como arma na guerra da Ucrânia, por atacarem infraestruturas e fontes de energia dos cidadãos do país vizinho.

Em entrevista ao programa Face The Nation, da emissora de televisão americana CBS, Blinken disse que o presidente russo, Vladimir Putin, rejeitou as tentativas de terminar o conflito e, em vez disso, aumentou a ofensiva.

– Ele dobrou as apostas em tudo: mobilizando mais força, anexando territórios na Ucrânia e agora tentando usar o inverno como arma – declarou.

Blinken enfatizou que, como a Rússia “não conseguiu vencer no campo de batalha”, o governo Putin está agora atacando civis ucranianos “indo atrás de sua infraestrutura energética, tentando deixá-los sem energia e sem calor”.

Os comentários de Blinken foram feitos um dia depois de a diretora de Inteligência Nacional dos EUA, Avril Haines, afirmar que o conflito na Ucrânia vai diminuir durante os meses de inverno, com os lados tomando tempo para reconstruir e se rearmar para uma nova ofensiva na primavera, segundo a imprensa americana.

– Vemos honestamente que já existe um ritmo mais lento para o conflito – disse Haines em um fórum de defesa nacional no estado da Califórnia.

A Rússia recebeu um golpe em suas finanças nesta sexta-feira (2) depois que os países do G7, da União Europeia e a Austrália concordaram em limitar o preço do petróleo bruto russo transportado por via marítima 60 dólares por barril (cerca de R$ 314), o que se espera que limite as receitas que estão sendo usadas para financiar a ofensiva contra a Ucrânia.

*EFE

Leia também1 Embaixadas da Ucrânia recebem pacotes com olhos de animais
2 Indonésia emite alerta nível máximo para erupção de vulcão
3 Indonésia vai punir sexo fora do casamento com prisão
4 Israel revida ataque do Hamas e explode fábrica de foguetes
5 Após Twitter Files, Trump pede que eleições sejam anuladas

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.