Leia também:
X Paraguai: Tiroteio deixa quatro brasileiros mortos

Estudos revelam que Lua tem grandes depósitos de água

Alguns chegam a medir até mil quilômetros quadrados

Gabriela Doria - 24/07/2017 20h18 | atualizado em 25/07/2017 11h56

Um estudo publicado na revista Nature Geoscience, realizado pela Universidade de Brown, nos EUA, indicou que a Lua tem muito mais água do que se pensava. A nova descoberta pode transformar o satélite em um aliado na hora de reabastecer um foguete que viaja entre planetas. Ou mesmo pode tornar-se um potencial lugar para ser colonizado pelo homem.

Superfície rochosa da Lua contém água em abundância Foto: Getty Images/Matt Cardy

Em 2008, a missão Apollo verificou que havia moléculas de água no interior do magma trazido por astronautas. O que não se tinha certeza, até hoje, era se aquela amostra representava o interior do planeta de um modo geral ou se era apenas uma exceção. De acordo com o estudo, imagens de satélite ajudaram a comprovar que os depósitos de água existem.

Entretanto, os depósitos vulcânicos na Lua contêm água apenas em 0,05% de sua composição. Apesar disso, o estudo afirmou que essa quantidade pode representar até mil quilômetros quadrados de área. Foi comprovado que essa água é proveniente das profundezas do interior do satélite.

Essa descoberta também coloca em dúvida a teoria de que a Lua seria produto de um choque entre a Terra e um planeta do tamanho de Marte, logo após a formação do Sistema Solar. Caso tivesse acontecido dessa maneira, não haveria como explicar como o hidrogênio presente na água teria sobrevivido ao calor do choque da colisão.

Siga-nos nas nossas redes!
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.