Leia também:
X Web desafia lockdown e levanta a campanha #AglomeraBrasil

Covid: 4,4% da população de Wuhan tem anticorpos

Análise de soroprevalência foi realizada a partir de amostras coletadas de 34 mil pessoas na cidade

Pleno.News - 28/12/2020 16h20 | atualizado em 28/12/2020 17h51

Estudo diz que 4,4% da população de Wuhan tem anticorpos para coronavírus Foto: EFE/EPA/STR/Archivo

Um estudo divulgado nesta segunda-feira (28), pelo Centro de Controle de Doenças da China (CDC), apontou que 4,4% da população de Wuhan, onde se acredita que tenha surgido o novo coronavírus, apresenta anticorpos para o patógeno.

A análise de soroprevalência foi realizada a partir de amostras coletadas de 34 mil pessoas na cidade que é capital da província de Hubei e em outras seis regiões. As amostras, somadas, totalizam mais de 341 milhões de habitantes. Entre as cidades de origem das amostras, estão Pequim, Xangai e Guangzhou.

Em Wuhan, a taxa de pessoas que apresentaram anticorpos foi de 4,4%, enquanto no restante de Hubei o indicador despencou para 0,44%, apesar de tratar-se da província com maior número de casos na China desde o início da pandemia.

No restante das áreas analisadas, das 12 mil pessoas que foram submetidas aos testes sorológicos, só foram encontradas defesas contra o novo coronavírus em duas.

O estudo também indica que as pessoas de meia-idade e as idosas apresentam defesas imunológicas com mais frequência do que as de outros grupos.

– Os resultados da pesquisa mostram que o nível de infecção entre a população da China é baixo, indicando que o controle da pandemia, com Wuhan como a principal frente, tem sido bem sucedido e tem efetivamente evitado a propagação [do vírus] em larga escala – indicou o CDC, por meio de nota publicada na rede social WeChat.

O órgão destacou que este tipo de estudo também foi utilizado para conhecer o alcance das infecções em outros países, como a Espanha, onde a última pesquisa de soroprevalência indicou que 9,9% dos cidadãos apresentam anticorpos contra o SARS-CoV-2.

Apesar de alguns surtos esporádicos, que aumentaram nas últimas semanas, a China tem tido a pandemia praticamente sob controle durante meses, sem registro de mortes desde meados de maio.

De acordo com os dados oficiais, desde o início da propagação do novo coronavírus, foram detectados quase 87 mil casos de infecção, em estatística que não inclui os assintomáticos, e notificados 4.634 óbitos.

*Com informações da Agência EFE

Leia também1 Covid-19: Butantan recebe o 5º lote de doses da vacina chinesa
2 Visita de Papai Noel com Covid provoca mortes em asilo
3 Médico tem reação alérgica grave à vacina da Moderna
4 OMS diz que 1% da população mundial foi infectada pela Covid
5 Porta-voz diz que Putin será vacinado contra Covid-19

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.